Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Ações disparam com possível fusão de Renault e PSA


SÃO PAULO – As ações das montadoras francesas Renault e PSA Peugeot-Citroën registraram forte alta ontem, em meio a rumores de mercado sobre uma possível fusão. No Brasil, as duas companhias já compartilham a mesma linha de produção em uma parceria que vem registrando resultados positivos e poderá ser copiada em outras partes do mundo.

As ações da Peugeot chegaram a subir 7,9% no início do dia, enquanto as da Renault disparavam 7,67%. Já o índice CAC, da Bolsa de Paris, ganhava 1,28% e o indicador DJ Stoxx, do setor automotivo europeu subia 3,91%. O anúncio da Peugeot sobre a nomeação de Barnaby Noble – ex-vice-presidente de fusões e aquisições da Alstom – como diretor de estratégia e desenvolvimento de negócios estimulou os rumores. Para Stuart Pearson, analista do Credit Suisse, uma fusão entre os dois grupos não seria permitida pelo Estado francês, acionista da Renault. “Seria uma maneira muito rápida de cortar empregos na França”, disse Pearson. “A nomeação indica que a PSA não está sendo indiferente em um momento no qual há chance de atividades de fusão e aquisição no setor.”

No mesmo dia, a General Motors informou que considera a venda de pelo menos metade da sua unidade alemã Opel para compradores privados com apoio do governo local e a Daimler concedeu férias temporárias a 18 mil trabalhadores alemães. Já a japonesa Toyota cortará temporariamente sua produção e reduzirá os salários em 10% em unidades no Reino Unido.