Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Acidente mata trabalhador na Orgus e fere trabalhadores na Spaal e na Cinpal

Um acidente de trabalho tirou a vida de um companheiro na Orgus, de Vargem Grande Paulista. O trabalhador Benedito Pereira da Silva manuseava molde de 480 kg na ponte rolante, quando enroscou um cabo de aço em outro molde de 460 kg, que estava numa prateleira, o qual foi puxado e caiu sobre a lateral de sua cabeça, de acordo com o relato da reunião extraordinária da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e com a CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho). Benedito faleceu na madrugada de sexta-feira, 30.

O acidente aconteceu na segunda-feira, 26. No dia seguinte, o Sindicato informou o fato ao Ministério do Trabalho, solicitando-lhe fiscalização urgente. Porém, até o fechamento desta edição não tinha obtido acesso ao relatório da fiscalização que teria sido realizada na segunda-feira, 2.

O Sindicato também foi informado sobre dois outros acidentes, ocorridos na Spaal e na Cinpal, de Taboão da Serra. Na Spaal, de acordo com a informação prestada pela empresa e por trabalhadores, um companheiro teve sua mão direita ferida gravemente, após ser atingido por uma prensa.

Na Cinpal, outro companheiro está hospitalizado após se acidentar numa máquina. O Sindicato busca detalhes sobre o acidente. O trabalhador está no Hospital de Pirajussara.

O Sindicato também solicitou ao Ministério do Trabalho a imediata fiscalização dos acidentes e aguarda providências da autoridade e das empresas para que as causas sejam corrigidas e novos prejuízos à saúde dos trabalhadores sejam evitados.

A diretoria reforça: a categoria deve denunciar toda forma de negligência a saúde dos trabalhadores para que casos como esses possam ser evitados e punidos.

Para combater o problema também discute com o Ministério do Trabalho ações preventivas e de fiscalização e já realizou neste ano diversos seminários e encontros, inclusive o Ciclo de Debates. O objetivo é a prevenção e a ação política. Por isso, tendo em vista os recentes acidentes, nos próximos dias o Sindicato vai chamar a categoria para novos encontros para reforçar o trabalho preventivo e a ação preventiva em prol da saúde e segurança dos metalúrgicos e metalúrgicas da região de Osasco. Fique atento às próximas edições do VT e participe dessas ações fundamentais.

www.sindmetal.org.br