Luciana Lazarini
do Agora
Começa amanhã o pagamento do abono do PIS/Pasep, que garante um salário mínimo (R$ 465) e vai beneficiar 16,5 milhões de trabalhadores, segundo o Ministério do Trabalho.
Amanhã, os trabalhadores que fizerem aniversário em julho poderão retirar o PIS nas agências da Caixa Econômica Federal. No caso dos servidores com finais de inscrição zero e um, a liberação da grana do Pasep também começa amanhã, no Banco do Brasil.
Além do abono, os trabalhadores cadastrados no PIS/ Pasep até 4 de outubro de 1988 também têm direito ao rendimento das cotas do PIS. Para isso, é preciso ter saldo na conta do programa. O calendário é igual ao do abono.
Apenas os trabalhadores cadastrados no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos têm direito a receber a grana extra. Além disso, é preciso ter recebido, em média, até dois salários mínimos com carteira assinada em 2008.
No caso dos servidores, podem receber o Pasep os nomeados em cargo efetivo do serviço público durante pelo menos 30 dias em 2008.
Segundo a Caixa Econômica Federal, cerca de 14 milhões de trabalhadores têm direito ao abono do PIS e 29 milhões aos rendimentos. No Estado, mais de 3,4 milhões poderão receber o bônus.
O calendário de liberação do PIS, que é pago nas agências da Caixa, é dividido de acordo com o mês de nascimento do trabalhador. Já para o Pasep, liberado no Banco do Brasil para os servidores, a grana sai segundo o final da inscrição.
O dinheiro será liberado até o dia 25 de novembro –quem faz aniversário em junho está no final da lista.
O abono e o rendimento podem ser sacados até o dia 30 de junho de 2010. Depois dessa data, quem tiver direito ao abono e não fizer o saque perde o direito à grana extra deste ano. O rendimento (que, no ano passado, foi de cerca de R$ 45) retorna à conta do trabalhador.
Na Caixa, é preciso levar o Cartão Cidadão. Os cotistas do Pasep deverão levar o número do Pasep ao Banco do Brasil.
Dos 16,5 milhões de trabalhadores, cerca de 6 milhões já receberam a grana em julho. O abono saiu antes para os servidores correntistas do Banco do Brasil e os trabalhadores da iniciativa privada com conta na Caixa.
O abono do PIS/Pasep é liberado todos os anos, com data limite para o saque. Quem não retira a grana perde o direito ao salário mínimo extra do período.
No último dia 30 de junho, acabou o prazo para os trabalhadores retirarem o dinheiro extra referente a 2008/2009.
Segundo informações da Caixa, 12,7 milhões de trabalhadores sacaram o abono do PIS. No Estado de São Paulo, 48.894 trabalhadores deixaram de sacar o abono salarial do PIS neste ano.