Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

A holandesa Philips vai fechar fábrica de lâmpadas automotivas no Brasil


SÃO PAULO – A multinacional holandesa Philips vai fechar a fábrica de produção de lâmpadas automotivas de Recife (PE) no próximo mês. Segundo a Philips, uma das razões que levaram a companhia a optar pela descontinuidade da produção no País, foi o impacto da crise econômica mundial que afetou o setor automotivo. “O setor tem sido fortemente impactado pela crise econômica global, o que forçou as companhias a adaptarem o custo de suas estruturas e readaptar sua organização”, afirmou a Philips.

Ainda de acordo com a multinacional, os mercados estão se movimentando geograficamente, com crescimento global, movidos especialmente pela China. Como consequência, as companhias precisaram repensar sua logística global para atender essas mudanças de acordo com a demanda. “A Philips do Brasil não está imune a essas tendências; por essa razão, a companhia decidiu tomar ações estratégicas e focar seus investimentos em áreas que assegurem a sustentabilidade do negócio no futuro.” Os produtos passarão a ser importados das plantas internacionais da companhia. “A infraestrutura da Philips global, com fábricas na Ásia e na Europa, irá assegurar a continuidade do abastecimento de lâmpadas automotivas para o Brasil, sem interrupção do fornecimento”, informou a empresa, em nota. A unidade de Recife conta com 400 funcionários e, segundo a Philips, existe negociação sobre as questões trabalhistas junto ao sindicato local.

Concorrente

Com a decisão da fabricante holandesa de fechar a unidade de Recife, a concorrente alemã Osram passa a ser a única no País a fabricar lâmpadas automotivas, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (Abilux). A Osram já é a única a fabricar lâmpadas incandescentes no Brasil, de acordo com a entidade; a maioria destes produtos presentes no País são fruto de pequenas importadoras.

Já o setor automobilístico brasileiro produziu 321,8 mil veículos em outubro, crescimento de 1,5% na comparação com outubro de 2009, segundo a Anfavea, que reúne as montadoras locais.

A multinacional holandesa Philips vai fechar a fábrica de produção de lâmpadas automotivas de Recife (PE) no próximo mês.

Suzi Cavalari