SEGURADOS COM NÚMERO FINAL DE BENEFÍCIO 1 JÁ COMEÇARAM A RECEBER. DOCUMENTO TRARÁ INFORMAÇÃO SOBRE OS PAGAMENTOS E VALOR DE REVISÃO
Os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) com número final de benefício (antes do dígito) 1 já começaram a receber em casa o contracheque. O documento traz a descrição do pagamento do benefício de janeiro a junho deste ano e os valores recebidos por conta de alguma revisão, paga mês a mês.
Até novembro, o Ministério da Previdência irá enviar o documento a 25 milhões de segurados.
O holerite chegará à casa dos beneficiários em até dois dias úteis após a postagem, para os que residem nas capitais, e em até três dias úteis, para quem mora nas demais cidades e nas áreas rurais.
Receberão o contracheque em casa os aposentados, os pensionistas e os segurados que recebem auxílio-doença e benefícios assistenciais.
O processo de envio do contracheque será feito por lotes, contendo cada um cerca de 2,5 milhões de documentos. Para quem tem número final de benefício 2, por exemplo, o envio começará na próxima segunda-feira. Esse segurado poderá receber o comprovante a partir de quarta-feira.
Com o documento, os segurados terão informações sobre todos os descontos efetuados no pagamento e sobre os valores pagos pelo INSS. Também serão informados a parcela de empréstimo consignado, o Imposto de Renda retido e a pensão alimentícia, se houver.
O contracheque servirá para que os segurados possam comprovar sua situação para conseguir passagens grátis ou com desconto de 50% em viagens interestaduais -benefícios válidos para quem ganha até dois salários mínimos. Servirá também como comprovante de renda para quem deseja pegar um financiamento, por exemplo.
O envio de comprovantes é um antigo pedido dos aposentados. O primeiro holerite foi enviado no início deste ano, com os rendimentos do segundo semestre de 2007.
Quem tem acesso à internet também poderá imprimir o comprovante de rendimento todo o mês no site da Previdência (www.previdencia.gov.br).
(Carolina Rangel)