Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Lula mantém proposta de reajuste de 6,19%


Juca Guimarães

do Agora

A ideia de conceder um aumento para os aposentados do INSS maior que o previsto no acordo do governo com as centrais não foi para frente. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aceitou o argumento de ministros e deputados da base aliada, que defenderam reajuste igual à inflação do período, mais metade do crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) de dois anos antes para aqueles que ganham acima de um salário mínimo.

Lula decidiu que o governo vai levar adiante a regra de que o reajuste dos benefícios para 2010 e 2011 será a reposição da inflação, medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), mais metade do crescimento do PIB de dois anos antes, além de estabilidade no emprego no último ano da aposentadoria. Por essa regra, o aumento para quem ganha mais que o piso será de 6,19%.

  • Leia esta reportagem completa na edição impressa do Agora, nas bancas nesta quinta-feira, 12 de novembro. Confira o aumento em 2010 e em 2011 acima da inflação, como será a análise no Congresso, quais foram os últimos reajustes e os principais pontos do acordo