Foto de Jair Malavazi
Sindicato fez faixa e cedeu carro de som
O Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região participou da 1ª Caminhada de Guarulhos contra a Hanseníase. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, aconteceu na manhã desta quarta (11). Funcionárias da Prefeitura percorreram o calçadão da D. Pedro (Centro), distribuindo panfletos e cartazes orientando as pessoas sobre os sintomas e meios de combater a doença.
Heleno Benedito da Silva, secretário-geral do Sindicato, comenta: “O Sindicato não vê só o lado do metalúrgico. Praticamos o sindicalismo-cidadão, e tudo que vier ao encontro dos interesses da população tem o nosso apoio, principalmente quando se trata de saúde. A hanseníase é uma doença que traz preconceitos. Por isso, o esclarecimento é tão necessário”.
Dalila Filomena Mohallem, do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde e coordenadora da 1ª Caminhada, diz: “O Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking da OMS dos países que praticamente erradicaram a doença. Mas isso só foi possível com prevenção e políticas públicas de saúde. Não podemos baixar a guarda”.
Sinais – Os primeiros sinais da doença são manchas na pele que não doem, não incomodam e não coçam. Outros sintomas: dormência, formigamento, manchas com queda de pelos e queimar ou cortar-se sem sentir dor. Ao primeiro sinal, procure o Serviço de Saúde.
Por João Franzin
Assessor de Imprensa
www.metalurgico.org.br