Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Desafios para o movimento sindical

Iugo Koyama

Clementino Vieira, presidente da CNTM

Nesta segunda-feira, 2 de novembro, Clementino Vieira, presidente da CNTM, irá com o deputado federal Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, presidente da Força Sindical, entre outros companheiros e presidentes de outras centrais sindicais, entregaamos ao diretor-geral da OIT, Juan Somavia, em Genebra (Suíça), às 16h30, uma denúncia contra a indevida interferência do Ministério Público do Trabalho (MPT) no movimento sindical.

Os sindicatos estão sendo chamados pelo MPT em vários Estados para assinar termos de ajustamento de conduta, pois os procuradores consideram que não podem ser cobradas taxas de não-sindicalizados. Uma delas é a taxa assistencial, descontada anualmente da negociação coletiva de sócios e não sócios das entidades. Alguns procuradores são contra a cobrança dos não sócios.

“Se o não sindicalizado também se beneficia do mesmo reajuste negociado, por que ele não pode pagar a taxa assistencial?”, questiona Paulinho. Para ele, a ação do Ministério Público do Trabalho tem prejudicado muito o movimento sindical. Vários sindicatos estão quebrados, sem condições de bancar os custos das campanhas salariais.

“Temos a impressão de que o Ministério Público do Trabalho quer sufocar o movimento sindical cortando o dinheiro necessário para desenvolver campanhas salariais e campanhas como a da jornada semanal de trabalho 40 horas. E tudo isto acontece no momento que os sindicatos estão obtendo conquistas como aumento real de salário”, declara João Carlos Gonçalves, Juruna, secretário-geral da Força Sindical.

Marcha a Brasília

Além desta importante ação do movimento sindical brasileiro, o próximo desafio será no dia 11 de novembro, na 6ª Marcha da Classe Trabalhadora a Brasília. Neste ano, antecipamos o evento para coincidir com a votação da PEC que reduz a jornada de trabalho para 40 horas semanais, sem redução salarial.

“Neste sentido, gostaria de destacar o blog www.euquero40horas.org.br que divulga diariamente mensagens de apoio às 40h. É mais um espaço democrático para a cidadania participar, enviar comentários e ampliar o debate sobre o tema. Contamos com a presença dos companheiros e companheiras – dirigentes sindicais de nossas entidades filiadas – nesta grande mobilização do dia 11 de novembro, na Marcha a Brasília, por justiça para a classe trabalhadora, por mais emprego e desenvolvimento”, afirma Clementino Vieira.

Por Redação CNTM e Imprensa da Força Sindical
www.cntm.org.br e www.fsindical.org.br


Mais informações sobre a Marcha a Brasília com:

Carlos Lacerda
Secretário de Relações Parlamentares da CNTM
Secretário de Relações Institucionais da Força Sindical
Tel: (61) 3223-5600 / 8173-5798

Clique no cartaz abaixo para acessá-lo no tamanho original e fazer download