FITIM

Delegacão em frente à Gerdau Aza. Fernando Lopes, Secretário-Geral Adjunto da FITIM, entrega carta de reivindicações e de protesto dirigida a André Gerdau
A CNTM, representada pelo companheiro Edmar de Oliveira Moraes, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Ouro Branco/MG, participou das manifestações do Comitê Mundial dos Trabalhadores da Gerdau no Chile.
Os dirigentes sindicais que representam os trabalhadores da Gerdau na Argentina (UOM), no Brasil (CNTM/Força Sindical e CNM/CUT), Canadá (USW), Colômbia (UTRAMMICOL), Chile (CONSTRAMET), Estados Unidos (USW), Espanha (Comisiones Obreras y UGT), e Peru (Sindicato de obreros y de empleados Siderperu), liderados pela FITIM, entregaram na portaria da Gerdau Aza, em Santiago do Chile, uma carta dirigida ao presidente da empresa André Gerdau Johannpeter.
A carta, entregue pelo secretário-geral adjunto da FITIM, o brasileiro Fernando Lopes, manifesta repúdio à atitude da gerência da empresa de impedir – sem motivo algum – o ingresso dos sindicalistas à unidade Gerdau Aza.
A visita fazia parte da agenda da delegação sindical ao Chile, logo após o encerramento do encontro do Comitê Mundial realizado entre os dias 13 e 15 de outubro.
A carta, além do repúdio, contém as seguintes reivindicações:
* Uma rápida e efetiva solução à greve em Cambridge, Canadá.
* Uma solução negociada com o sindicato Sintrametal de Tuta para a renovação do acordo coletivo e a reabertura da planta Duitama na Colômbia.
* Reunião com a gerência da Gerdau no Brasil: para discutir o reconhecimento do Conselho Mundial dos Trabalhadores, iniciar as negociações de um Acordo Marco Internacional e implementar um Comitê Mundial Paritário para discutir assuntos relacionados à saúde e segurança do trabalhador.
Por Valeska Solis – jornalista da FITIM – em 19/10/2009
www.imfmetal.org
Com tradução e texto editado por Val Gomes – jornalista do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo/CNTM – em 21/10/2009
www.cntm.org.br