Foto de Eduardo Metroviche
Metalúrgicos da região de Osasco aprovam greve pelo aumento
Os metalúrgicos da região de Osasco iniciam esta semana em greve. A deliberação ocorreu em assembleia no sábado com cerca de mil trabalhadores, no clube de lazer do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região.
O protesto é uma forma de pressionar os grupos patronais a atenderem às reivindicações dos trabalhadores: 10% de reajustes salarial, piso salarial unificado no valor de R$ 1.200, ampliação dos direitos da convenção coletiva e redução da jornada para 40 horas semanais, sem redução salarial, entre outros itens.
A pauta foi entregue em agosto e a Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo deu até a última quinta-feira, 15, como prazo limite para apresentação de uma resposta. Porém, os grupos patronais não apresentaram nenhuma contraproposta.
A partir desta segunda-feira, 19, as greves vão se dar por empresa, até que haja acordo que atenda às reivindicações dos trabalhadores. “As empresas que não quiserem ver sua produção parada podem procurar o Sindicato para negociar”, enfatiza o presidente do Sindicato, Jorge Nazareno.
A mesma decisão foi tomada pelos metalúrgicos da capital paulista, Guarulhos e de outras regiões do interior do Estado. No total, a greve irá envolver 800 mil trabalhadores, 40 mil deles da região de Osasco.
Por Cristiane Alves
Jornalista
Acesse www.sindmetal.org.br