Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Metalúrgicos rejeitam proposta da GM e decidem entrar em greve

Os trabalhadores da GM (General Motors) rejeitaram a contraproposta oferecida pela empresa e decidiram na manhã desta sexta-feira, em assembléia realizada na porta da montadora com o Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano, entrar em greve por tempo indeterminado.

Na noite de ontem, GM e sindicato fizeram mais uma rodada de negociações sobre o reajuste salarial da categoria. A empresa manteve a proposta de aumento de 6,53% (índice composto por 4,44% de reposição da inflação mais 2% de aumento real) e reajuste do abono para R$ 1.750.

“Os trabalhadores ficaram indignados com a proposta. O aumento de R$ 250 no abono gerou uma reação de insatisfação”, afirmou o vice-presidente do sindicato, Francisco Nunes Rodrigues. A expectativa da entidade é chegar a um reajuste salarial de 7% a 8%, além de melhorar a proposta de abono.

De acordo com Rodrigues, os trabalhadores da montadora permanecerão de braços cruzados até que a GM abra uma nova rodada de negociações. “Agora vamos aguardar a empresa apresentar uma proposta melhor”, afirma. “Todos os trabalhadores foram unânimes em decretar a greve”, ressalta.

Uma outra assembleia será realizada às 16h desta sexta-feira com os trabalhadores do segundo turno da montadora.