Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Trabalhadores da Radial, em São Paulo, conquistam PLR

Os 190 companheiros da Radial Metalúrgica (empresa localizada na rua Francisco Alarico Bergamo, 1.254, em Itaquera, Região Leste) mobilizaram-se com o Sindicato e conquistaram a Participação nos Lucros ou Resultados de 2009.

Eles irão receber a PLR (sem metas para cumprir) no valor de um salário mínimo em duas vezes: no próximo dia 15 de outubro e no dia 15 de março de 2010.

Outras conquistas: as horas extras atrasadas serão pagas no próximo dia 25 de setembro; o trabalhador só perderá a cesta básica se faltar 3 vezes, com justificativa (antes, bastava uma falta justificada para perder o benefício).

Como foi a conquista

A Radial alega dificuldades provocadas pela crise financeira para não pagar a PLR e vinha ameaçando demitir os trabalhadores que participassem das assembleias convocadas pelo Sindicato.


Na terça-feira, 15 de setembro, pela manhã, a empresa fechou o portão da fábrica para impedir os trabalhadores de participarem da assembleia, que acabou acontecendo da mesma maneira, com policiais militares acompanhando a movimentação.

 

O diretor do Sindicato Pedro Nepomuceno, o Pedrinho, estacionou o carro de som próximo ao muro da fábrica e fez a assembleia de cima do carro, com os trabalhadores do lado de dentro.

 

Na quarta-feira, 16 de setembro, foi feita uma nova assembleia com os trabalhadores, com paralisação das 6 horas às 8 horas, e foi constituída uma comissão que acompanhou as negociações do Sindicato com a empresa que resultaram nas conquistas mencionadas acima.


Por Val Gomes e Débora Gonçalves
Assessoria de Imprensa do Sindicato
www.metalurgicos.org.br

Diretor Pedrinho coordena mobilização vitoriosa na Radial. Foto: Jaélcio Santana