O Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região realiza domingo (20/9), no Bosque Maia, Centro da cidade, o 5º Encontro da Juventude Metalúrgica. Temas: emprego e meio ambiente. A série de Encontros começou em 2006.
José Pereira dos Santos, presidente do Sindicato, afirma: “Nosso objetivo é reafirmar os compromissos do sindicalismo-cidadão com a inclusão do jovem. O jovem é quem mais sofre com o desemprego e exclusão social.”
Segundo Pereira, o Sindicato tem uma política pró-jovem, em três frentes: A primeira é o Instituto Meu Futuro, que atende 162 crianças e adolescentes, entre sete e 16 anos. Muitos jovens de 16 anos são encaminhados ao mercado de trabalho, contratados, com todos os direitos trabalhistas assegurados. Outra frente de ação é o Programa de Apoio Psicoprofissional a Desempregados, que já atendeu mais de 17 mil pessoas. Elas recebem cursos e aprendem as técnicas de entrevista de emprego. Os encontros de jovens são a terceira frente de ação, com atividades culturais e educativas.
Meio ambiente – O Sindicato tem atuação destacada pró-meio ambiente. E recebeu, pelo quarto ano consecutivo, o Selo Verde da Câmara de Vereadores, pela ação no Clube, onde conserva 7 alqueires de Mata Atlântica, trata e limpa o córrego e reutiliza água de chuva.
Revista – No Encontro do domingo, dia 20, será lançada a Revista “Proteja a Natureza”, de 28 páginas em papel reciclado, com orientações sobre preservação. Editada pelo Sindicato, com 20 mil exemplares, a revista tem apoio institucional do Senai. Uma das orientações da publicação é que a defesa da natureza deve começar dentro das fábricas, com boas condições de saúde e segurança.
Mais informações – (11) 2463.5300, com Pereira e Heleno.