da sucursal ABC
SÃO CAETANO DO SUL – Levantamento da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) aponta São Caetano do Sul, no ABC Paulista, como o município mais desenvolvido do País. A cidade conquistou a nota 0,9524, em uma escala em que 1 é o maior índice possível. A menor foi Santa Luzia, na Bahia, com 0,2928. Entre as capitais, Vitória (ES) lidera (0,8642), seguida por São Paulo (SP) – 0,8568 – e Curitiba (PR) – 0,8546.
No ranking dos estados, 20 dos 27 (considerando o Distrito Federal) melhoraram seus índices. Por regiões, o Nordeste teve a maior variação positiva entre 2005 e 2006. Porém, junto com o Norte, ainda detém 96,2% dos 500 municípios situados entre o pior desenvolvimento. As Regiões Sudeste e Sul concentram 77% dos 500 maiores índices.
O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) foi divulgado no último domingo. “Este reconhecimento nacional nos deixa muito orgulhosos. Não há presente maior do que este para a cidade ganhar neste tempo de festejos por seus 132 anos”, declarou o prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PTB).
Neste ano, o IFDM leva em conta os dados consolidados de emprego e renda, saúde e educação referentes a 2006, fornecidos pelo governo federal. São Caetano se destacou em todas as vertentes, com índice de 0,9794 em emprego e renda; 0,9475 em educação; e 0,9304 em saúde. “Mesmo com a diminuição dos repasses de verba por conta da crise, nosso compromisso sempre foi manter inalterado os investimentos em educação e saúde, prioritariamente. Estas áreas são os motores do crescimento da qualidade de vida em qualquer cidade ou país”, disse Auricchio.
Educação
No quesito educação, São Caetano vem se destacando por disponibilizar mais do que os 25% do orçamento municipal previstos na Constituição para o setor. A cidade foi apontada em 2008 como líder em escolaridade entre todos os 645 municípios do Estado de São Paulo pela Fundação Seade – a cidade é a primeira neste índice nos cinco anos em que o levantamento foi realizado.
As ações nessa área, com a municipalização do ensino em 10 escolas estaduais, renderam a São Caetano honrarias como o Selo de Município Livre do Analfabetismo, concedido em 2007 pelo Ministério da Educação. Entre os mais de 5.500 municípios brasileiros, apenas 64 receberam esta rubrica, sendo três em São Paulo.
Saúde
“A queda de 46% na mortalidade infantil em São Caetano desde 2006 é provavelmente a maior demonstração de que os investimentos da prefeitura em saúde estão corretos. Há 10 anos, quando este número estava em 18 mortes por mil nascidos vivos, formamos uma equipe de trabalho para lutar por sua queda”, lembra Auricchio.
Emprego
Entre as ações promovidas para a geração de emprego, principalmente entre a micro e pequena empresa, destacam-se as reuniões setoriais, ações para regularização tributária, palestras de orientação empresarial e desburocratização para a abertura de novas empresas, inclusive com a construção do Atende Fácil Empresa, que centraliza os serviços necessários para os empreendedores se estabelecerem na cidade. Tudo isto valeu a São Caetano, em 2008, o título de melhor cidade brasileira para se investir, concedido pela agência de classificação de risco Austing Rating.
O prefeito ressalta que nesta área, outra importante iniciativa foi a criação dos meios e preparação da infraestrutura para a instalação do Espaço Cerâmica. “Este local vai abrigar empreendimentos com o perfil econômico de São Caetano, com destaque para empregos na área de tecnologia. Ele deve garantir ao nosso município uma prosperidade econômica por muitas décadas.”