Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

CONTRATO / AVISO - Contribuição Sindical Urbana
Greves

Miguel Torres declara apoio ao Siemaco Baixada Santista e à greve dos trabalhadores da limpeza

 

 

O presidente Miguel Torres (Força Sindical, CNTM e Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes) manifesta apoio à greve do Siemaco Baixada Santista por trabalho digno e salários justos aos trabalhadores da limpeza de Santos, Cubatão, Guarujá, Praia Grande, São Vicente e Bertioga.

Miguel Torres formalizou o apoio em vídeo gravado nesta segunda-feira, 4 de agosto de 2025, e divulgado nas redes sociais das entidades sindicais.

Os trabalhadores garantem diariamente a coleta de lixo e a limpeza urbana, serviços essenciais à saúde pública e ao bem-estar coletivo.

Dessa forma, a greve cobra não apenas reajuste salarial, mas também respeito, reconhecimento social, valorização profissional e o fim das condições precárias de trabalho.

“O trabalho dessas companheiras e companheiros é essencial. Nada mais justo do que lutar por dignidade e valorização”, afirmou Miguel Torres.

Além disso, o presidente da Força Sindical destacou a legitimidade da mobilização:

“A luta dos companheiros do Siemaco é legítima e necessária. Não aceitaremos retrocessos. Estamos juntos por justiça, respeito e salários dignos.”

Miguel Torres também reafirmou solidariedade ao presidente do Siemaco, André Domingos, o Fuzil, e à diretoria sindical que lidera o movimento com determinação. Ademais, a Força Sindical alertou para o crescimento do trabalho precário e defendeu o fortalecimento da negociação coletiva como instrumento de avanço social.

Por fim, Miguel Torres reafirmou seu compromisso com os direitos da categoria: “Para nós, trabalhadores e trabalhadoras, só a luta faz a lei e garante direitos.”