Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Dados de atividade nos EUA e reunião do Fed movimentam a semana

SÃO PAULO – Semana carregada em termos de indicadores econômicos. O destaque fica com os eventos da agenda externa, como produção industrial na China, Europa e Estados Unidos, e a decisão de juros do Federal Reserve (Fed) banco central americano.

 

Por aqui, o foco recai nos índices de inflação e vendas varejistas de junho. Na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), o vencimento do índice futuro divide as atenções com a publicação de mais de cem resultados corporativos, entre eles Petrobras, Banco do Brasil, Itaú, Telemar e JBS.

 

A semana começa apenas com indicadores internos, como o boletim Focus, do Banco Central (BC), variação semanal da balança comercial e o Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S). A Anfavea também apresenta o desempenho do setor automotivo em julho.

 

Na terça-feira, os agentes conhecem a primeira prévia do Índice Geral de Preços (IGP-M) de agosto e o IPC da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Nos EUA, começa a reunião do Fed e os agentes assimilam a produtividade do trabalhador no segundo trimestre.

 

Já na quarta-feira, os eventos externos concentram atenção, com a produção industrial na zona do euro, balança comercial nos EUA e decisão do Fed.

 

Na quinta, sobressaem a pesquisa mensal de comércio de junho, vendas no varejo americano, preços de importação dos EUA e Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro.

 

Na sexta-feira, atenção à produção industrial e ao Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) americano.

 

(Eduardo Campos | Valor Online)