Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Greve nas operações canadenses da Vale já atinge 3,6 mil trabalhadores


RIO – A greve dos trabalhadores de Sudbury, província que reúne oito minas de níquel da Vale-Inco, no Canadá, conta a partir desta semana com a adesão dos 3,6 mil empregados de todas as operações de níquel da companhia naquele país, que inclui a mina de Voyce´s Bay, na província de Labrador, e a refinaria de Port Colborne. A única exceção neste movimento é dos mineiros de Thompson, que fecharam acordo com a subsidiária da multinacional brasileira, informou ao Valor Wayne Fraser, diretor do 6º Distrito das províncias de Ontário e do Canadá Atlântico, do United Steel Workers (USW), sindicato que reúne os mineiros canadenses e americanos. O voto de adesão foi aprovado na sexta-feira.

 

Fraser queixou-se da falta de diálogo com a Vale, da qual a Vale-Inco é subsidiária integral. A última reunião de representantes da empresa com os empregados de Sudbury aconteceu dia 5 de julho, antes do início da paralisação, que teve início em 13 de julho. Nessa data, as minas de Sudbury estavam paradas para manutenção por causa da crise econômica que derrubou os preços e a demanda do níquel. A retomada da atividade nessas minas estava marcada para acontecer no dia 27 de julho, o que até agora não sucedeu.

 

O sindicalista disse que foi pedido pelo USW um contato com a mineradora para nova rodada de negociações, mas até agora não houve resposta. Desde abril, segundo ele, a Vale-Inco não mudou sua proposta de um acordo que determina mudanças no fundo de pensão dos trabalhadores de algo como benefício definido para contribuição definida (modelo chileno); aumenta o gatilho de preço do níquel de 2,25 libras para 5 libras para acionar o pagamento do abono e sugere cortes no Cost of Living Allowance (COLA), que repõe perdas inflacionárias e é pago todo dia 1º de junho.

 

Apesar do impacto da recessão nos negócios de níquel em todo o mundo, Fraser disse que os empregados de Sudbury ” não estão dispostos a fazer concessão a uma proposta que lhes tira direitos, retira bonus e introduz um novo plano de fundo de pensão bem pior do que eles têm agora, além de estarem tentando retirar benefícios por tempo de serviço ” .

 

A Vale-Inco ” lucrou nos últimos dois anos US$ 4,2 bilhões com negócios de níquel ” só na província de Ontário, onde fica Sudbury, disse Fraser. ” Então, não é uma empresa que está sofrendo tanto assim. ”

 

O ambiente recessivo não favorece aos trabalhadores grevistas neste momento, reconhece o dirigente sindical do USW. Mas entende que esta queda-de-braço pode durar ” meses ” .

 

(Vera Saavedra Durão | Valor Econômico)