Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Seminário do Observatório de Saúde do Trabalhador

Com a participação de todas as centrais sindicais brasileiras, está sendo realizado nestes dias 23 e 24 de junho, na Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, da Fundação Instituto Osvaldo Cruz, no Rio de Janeiro, o Seminário do Observatório de Saúde do Trabalhador, abordando os seguintes temas: Saúde Pública e Saúde do Trabalhador e Mortes no Trabalho no Brasil.

 

O evento tem o objetivo de discutir a criação da Rede Brasileira de Saúde do Trabalhador e Ambiente (Rebrast) e o Observatório de Saúde do Trabalhador, que terá como principal produto a criação de um portal na web.

A Força Sindical está sendo representada pelos companheiros Arnaldo Gonçalves e Luisinho, diretor e coordenador do Departamento de Saúde e Segurança do Trabalhador do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo.

 

A proposta da Rebrast tem o objetivo de integrar, de modo cooperativo, as instituições e trabalhadores organizados nas centrais sindicais, no sentido de constituir uma rede ativa na busca de soluções para a saúde do trabalhador, compartilhando recursos, informações e experiências.

 

O encontro na ENSP pretende definir o desenho do portal e as demais estratégias para o funcionamento da Rede e do Observatório, que começarão a operar em 2010.

 

A criação do Observatório tem a proposta de catalisar o atendimento das demandas na área de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente pelos serviços do SUS, por intermédio de suas unidades assistenciais, laboratório, serviços especializados, Centros de Referência em Saúde do Trabalhador, Universidades, Especialistas conveniados, credenciados e todo tipo de recursos próprios ou complementares da Rede do SUS.

 

Texto: Val Gomes, com informações do site www.ensp.fiocruz.br