Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Trabalhador da GM sofre acidente e permanece afastado


Michele Loureiro

 

Do Diário do Grande ABC

 

Um trabalhador da linha de produção da GM (General Motors) de São Caetano se acidentou na última terça-feira. Com fratura em dois dedos e escoriações pelo corpo, o funcionário foi levado ao hospital e permanece afastado do trabalho.

 

Segundo o vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano, Francisco Nunes Rodrigues, o funcionário se acidentou por descuido. “Era hora do almoço e o trabalhador optou por um ´atalho´´ para sair da linha de produção, ele acabou tropeçando e foi atingido por um dos veículos que estava na esteira”, explicou.

 

Há meses, a GM da região não registrava acidentes graves com afastamento de trabalhadores. A empresa, que preferiu não comentar as causas do acidente, afirmou que o funcionário foi atendido imediatamente e permanece em casa.

 

Alegando pressão para a produção de veículos – 786 automóveis são produzidos diariamente – desde o início da semana passada, o sindicato solicita que a montadora realize a contratação de 200 trabalhadores e aguarda posição da GM até amanhã. “Caso isso não seja feito, vamos convocar os funcionários para uma assembleia e colocar em votação uma possível paralisação”, prometeu Nunes.

 

SEGURANÇA – Diariamente, a GM realiza avisos de segurança para os dois turnos, com duração de cinco minutos cada. “Há 17 anos a empresa adotou essa prática. Nesse intervalo, deixam de ser produzidos oito carros, o que quer dizer que a GM já investiu o valor de aproximadamente 1.440 automóveis somente neste ano”, afirmou José Eugênio Pinheiro, vice-presidente de manufatura da divisão LAAM da GM.