Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Termina greve vitoriosa na Prada em São Paulo

 

 

Trabalhadores aprovam decisão e voltam ao trabalho.
Fotos de Jaélcio Santana.
 

Tribunal mantém jornada na Prada e manda pagar abono.

 

Em julgamento realizado na tarde desta segunda-feira, 18 de maio, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) determinou a manutenção da jornada de trabalho atual, de 41h15, na Metalúrgica Prada, com o pagamento de um abono compensatório de R$ 2.000,00 aos trabalhadores, pela suspensão da jornada de 40h que eles faziam até 2002; estabilidade de 60 dias no emprego; concessão de cinco meses de cesta básica e de convênio médico, mais 50% do salário, sob título de indenização, para quem for demitido durante a vigência do acordo, que é de dois anos (2009-2011).

 

O TRT determinou, ainda, que a empresa pague, em 24 horas, o vale dos trabalhadores, sob pena de multa de R$ 1.000 por dia, por trabalhador; que a comissão de negociação da PLR (Participação nos Lucros ou Resultados) será formada por três trabalhadores, sem cerceamento de liberdade, escolhidos por voto secreto, e compensação dos 14 dias parados.

 

A greve começou no dia 5 de maio, em protesto às práticas antissindicais de perseguições e ameaças pela empresa, pela equiparação salarial e a volta da jornada de 40h semanais. O movimento envolve a quase totalidade dos 1.200 trabalhadores da empresa.

 

Para Miguel Torres, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, esta decisão representa uma vitória dos trabalhadores, que se mobilizaram e foram à luta contra a intransigência da empresa. “Estamos na era do diálogo, da comunicação e busca de entendimento, não de decisões unilaterais e medidas repressivas”, salienta Miguel Torres.

 

O tribunal determinou também que o Ministério Público do Trabalho apure as denúncias de abusos e assédio moral.

                               Diretor Carlão coordena assembleia vitoriosa

 

ASSEMBLEIA – Nesta terça-feira, às 5h30, o diretor do Sindicato Carlos Augusto dos Santos, Carlão, realizou assembléia em frente à empresa para informar os trabalhadores sobre a decisão do tribunal. Os trabalhadores aprovaram a decisão e voltaram ao trabalho.

 

A Prada fabrica embalagens metálicas e está localizada na rua Francisco Pita Brito, 138, Santo Amaro.

Mais informações:
Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo
Débora Gonçalves (11) 3388.1062 e Val Gomes (11) 3388.1060

www.metalurgicos.org.br

 

 


Confraternização entre trabalhadores e Sindicato