Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Manifestantes acendem 5 mil velas em protesto para renúncia Gilmar Mendes

Cerca de 200 pessoas participaram ontem (6) de um protesto que pede a renúncia do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes. Eles criticam o ministro por declarações contrárias ao Movimento dos Sem-Terra (MST) e pelos dois habeas corpus que soltaram o banqueiro Daniel Dantas, preso pela Operação Satiagraha da Polícia Federal.

 

Foram distribuídas 5 mil velas que foram colocadas em toda extensão da Praça dos Três Poderes. Participaram do ato três deputados do PSOL: o líder Ivan Valente (SP), Chico Alencar (RJ) e Luciana Genro (RS). Também há bandeiras da CUT e do PDT.

 

Com vaias e apitos os manifestantes fazem muito barulho para chamar atenção de juízes e magistrados reunidos para o lançamento do Anuário da Justiça 2009, em solenidade com a presença de Gilmar Mendes.

 

“Estamos fazendo convite para que o ministro se retire. Ele atua com parcialidade a favor dos ricos no STF. O ministro Joaquim Barbosa estava certo quando disse que ele está destruindo a imagem do Judiciário. As pessoas na rua podem não conhecer o STF, mas sabem que Gilmar é o juiz que soltou o Daniel Dantas”, disse o coordenador do movimento, o estudante da UFPE, João Francisco Araújo.

 

Fonte: O Globo