Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos da Grande Curitiba/PR

Confira notícias de lutas dos metalúrgicos da Grande Curitiba


TRABALHADORES DA KOMATSU REJEITAM PROPOSTA DA EMPRESA E APROVAM GREVE NOS PRÓXIMOS DIAS
Em assembleia na porta de fábrica nesta sexta-feira (9), os trabalhadores da Komatsu, em Pinhais, rejeitaram a proposta da empresa de reajuste salarial e do vale-mercado e devem cruzar os braços a partir de segunda-feira (19). A proposta foi considerada péssima por estar muito distante da realidade dentro da fábrica, já que os trabalhadores mantiveram a produção em alta e não há motivos para a empresa não pagar um salário justo aos funcionários.A proposta da Komatsu contemplava apenas reposição da INPC e um ajuste de poucos reais no vale-mercado. Proposta essa que foi rejeitada em votação secreta pelos metalúrgicos e metalúrgicas da Komatsu. O que os trabalhadores querem é o justo: mínimo de 5% de reajuste salarial, garantindo um aumento real, e um aumento decente no valor do vale-mercado, além disso, a garantia de não aplicação dos pontos da Reforma Trabalhista sem negociação.Com a rejeição da proposta, uma carta de 72 horas foi encaminhada para empresa, por isso e por conta do feriado de Carnaval, os trabalhadores estarão em greve apenas a partir de segunda-feira (19). O Sindicato estará na porta de fábrica para garantir que tudo saia como os trabalhadores aprovaram em assembleia.

Caso uma nova proposta seja encaminhada pela empresa, uma nova assembleia será feita para deliberar sobre o assunto. Se a situação permanecer como está, os trabalhadores seguem parados por tempo indeterminado.

A Komatsu fica em Pinhais, emprega cerca de 200 trabalhadores e produz máquinas e equipamentos para a indústria de celulose.

Outras ações:

* NA BASE DA LUTA, TRABALHADORES DA JTEKT REVERTEM DEMISSÕES (http://simec.com.br/?area=noticias)

* AKER SOLUTIONS: METALÚRGICOS INICIAM MOBILIZAÇÃO PARA AS LUTAS DE 2018