Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Paulinho comenta novos dados do Caged


                                     Foto Daniel Cardoso

O presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva,
o Paulinho, divulgou a seguinte opinião sobre dados do Caged:

“Os dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego revelando que o emprego formal teve o pior trimestre desde 1999 é muito preocupante. Este quadro só não foi mais trágico devido à mobilização do movimento sindical que pressionou o governo sobre a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), resultando na manutenção de posto de trabalho em diversos setores.

Mas ao mesmo tempo vale destacar que a criação de 34 mil vagas no mês de março mostra que as incertezas econômicas estão diminuindo.

Estes números devem servir de alerta para o governo. A criação de novos postos de trabalho passa necessariamente pela queda na taxa básica de juros (Taxa Selic). Os tecnocratas do Banco Central precisam entender a lógica perversa de que juros altos resultam em queda no consumo e aumento do desemprego.

Vale lembrar que as centrais sindicais, juntamente com os movimentos sociais, realizaram manifestações no último dia 30 de março cobrando juros menores, manutenção dos direitos dos trabalhadores e alertando sobre a queda no nível de empregos”.

Paulo Pereira da Silva, Paulinho
Presidente da Força Sindical