Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Passagem gratuita para os desempregados

Primeira reunião para discutir passe dos desempregados será realizada no próximo dia 6 de abril, segunda-feira.


Miguel Torres, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, com o apoio de sua assessoria jurídica, do vereador Cláudio Prado (PDT) e dirigentes sindicais dos metalúrgicos, das costureiras e dos trabalhadores na indústria de brinquedos, em defesa do vale-transporte gratuito aos desempregados. Foto: Jaélcio Santana.

A chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Assistência Social de São Paulo, Maria Luiza da Silva Azevedo, e os sindicatos dos Metalúrgicos, das Costureiras e dos trabalhadores na indústria de Brinquedos de São Paulo marcaram para a próxima segunda-feira, dia 6 de abril, às 11h, na secretaria, a primeira reunião de trabalho para discutir sobre o passe gratuito no transporte coletivo para os desempregados.

Esta reunião vai tratar da ficha a ser utilizada para o cadastramento de desempregados e como viabilizar o passe gratuito aos trabalhadores.

A reunião foi agendada na manhã desta terça-feira, 31 de março, durante a entrega da documentação, pelos sindicatos, para o cadastramento das entidades junto à secretaria.

O cadastramento atende à exigência da lei do passe gratuito (10.990/91) e da 14ª Vara da Fazenda Pública, que determinou à secretaria “a realização do cadastramento das entidades sindicais autoras para os fins previstos na legislação municipal que regulamenta a matéria”.

Maria Luiza disse que vai encaminhar a documentação para o Departamento Judicial da Prefeitura para análise, e pedir ao órgão que a encaminhe para a Secretaria Municipal de Transportes, para que proceda ao cadastramento das entidades no sistema.

Durante a conversa, Miguel Torres, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, insistiu no cumprimento da lei do passe.

“Queremos achar uma saída para atender às necessidades dos trabalhadores desempregados, que precisam deste recurso para procurar um novo emprego”, disse. 


Manifestação sindical em defesa do vale-transporte gratuito aos desempregados. Foto: Jaélcio Santana