Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Um quarto dos empresários da indústria planeja demitir

VERENA FORNETTI

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Mesmo com a melhora nas expectativas dos empresários em março, a maior parte das indústrias não pretende ampliar o quadro de funcionários nos próximos três meses, segundo a Fundação Getulio Vargas. Pesquisa da instituição mostra que o ímpeto de demitir caiu, mas que 25,2% das indústrias afirmam que ainda podem reduzir o número de empregados.

Aloisio Campelo Jr., coordenador da pesquisa, diz que o levantamento sinaliza que há uma recuperação gradual, mas muito lenta, da indústria. O ICI (Índice de Confiança da Indústria) passou de 76,2 pontos em fevereiro para 77,9 pontos em março. A percepção sobre a demanda interna melhorou, mas quase 40% dos empresários disseram que ela está fraca.

“Nós nos afastamos um pouco do fundo do poço de dezembro, mas o ritmo de recuperação não é suficiente para estimular contratações e investimentos”, diz ele.

A média histórica dos que pretendem diminuir o quadro de funcionários nos últimos dez anos é de 15%. O número de empresários que pretendem expandir as contratações no período ficou em 9,8% e está ainda mais distante da média, de 26,6%.