Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Nota da CNTM sobre terceirização na Volks

A decisão da Justiça fluminense, de condenar a Volks Caminhões pela contratação de terceirizados nas atividades-fim da empresa, vem ao encontro da posição da CNTM e do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, que é contra essa prática, e desde o ano passado vem debatendo e combatendo a terceirização irregular.

A falta de uma lei que regulamente a questão dá margem aos empresários de interpretarem da forma que melhor lhes convêm a Súmula do TST que proíbe a contratação de terceiros nas atividades-fim da empresa, permitindo apenas nas atividades-meio.

É lamentável que uma empresa do porte da Volks tenha esse tipo de conduta. Demonstra falta de respeito ao Judiciário e aos trabalhadores, pois a terceirização adotada no Brasil tem como único objetivo reduzir custos, tirar direitos e benefícios do trabalhador terceirizado, e, infelizmente, já se tornou uma epidemia em todas as categorias profissionais.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos vai orientar todos os seus sindicatos filiados para que entrem com o processo de ‘substituição processual’ contra as empresas que contratam terceirizados de forma ilegal e não querem negociar a regularização dos contratos com as entidades.