Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Conselhão discute crise e desenvolvimento no primeiro encontro do ano

BRASÍLIA – O governo preparou ampla discussão sobre a crise e alternativas de escape da economia brasileira como pauta da primeira reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o Conselhão, que começa hoje e prossegue amanhã com o Seminário Internacional sobre Desenvolvimento. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abre o encontro, seguido pela fala dos ministros Dilma Rousseff (Casa Civil), Paulo Bernardo (Planejamento), Guido Mantega (Fazenda), e o presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles.

De acordo com a agenda do evento, a economista e ex-deputada petista Maria da Conceição Tavares fará palestra no início da tarde. Em seguida, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, coordenará mesa-redonda sobre o papel do Estado, com a participação do economista Ignacy Sachs, diretor do Centro de Estudos sobre o Brasil Contemporâneo na França, e do presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Márcio Pochmann, entre outros.

Painel sobre a integração e os efeitos da crise mundial na América Latina, além de debates sobre a regulação do sistema financeiro e o novo papel de organismos multilaterais encerram o seminário amanhã, sob a coordenação do ministro de Relações Institucionais, José Múcio.

Fazem parte do Conselhão, cujo objetivo é a discussão de grandes temas nacionais e a recomendação de medidas ao governo, 13 ministros e 90 representantes da sociedade civil, entre dirigentes empresariais, sindicais e de organizações civis.