Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Notícias do Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão/GO

Mitsubishi recontrata trabalhadores dispensados devido a crise

A Mitsubishi de Catalão recontratou em fevereiro, 17 trabalhadores que haviam sido mandados embora no fim de 2008 devido a crise financeira que atingiu o Brasil. A notícia foi comemorada pelo SIMECAT. “A empresa cumpriu o acordo que fizemos ano passado que garantia a recontratação de funcionários assim que a produção melhorasse”, explicou Carlos Albino.

Outra boa notícia é a garantia que a Mitsubishi deu ao SIMECAT que não haverá nos próximos dois meses demissões na empresa. “Eu estive recentemente em São Paulo conversando com a direção da Mitsubishi que se posicionou de forma positiva”, informou.

O SIMECAT espera que a recontratação continue nos próximos meses, retornando em breve o quadro antigo de funcionários. “A Mitsubishi chamou os trabalhadores com bom comportamento que não causavam problemas com horários, faltas etc”, apontou Albino.

Os trabalhadores recontratados voltam a trabalhar na Mitsubishi no dia 2 de março de 2009. Vale lembrar que a empresa está dando a volta por cima, já que sua produção diária aumentou nos primeiros meses do ano. “Com a crise, a fabricação de carros que era de 180 caiu para 130, entretanto, retomou em fevereiro para 136, o que sinaliza um refrigério”, mostrou.

SIMECAT e SENAI oferecem curso de computação para associados e dependentes

Em parceria com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), o SIMECAT oferece aos associados e seus dependentes o curso básico de informática, previsto para começar em abril de 2009.

De acordo com o Secretário de Educação e Cultura do SIMECAT, Urismar Gonzaga do Nascimento, a finalidade do curso é capacitar o trabalhador para que ele tenha mais espaço no mercado de trabalho. “Antigamente os cursos eram realizados no laboratório de informática do sindicato, porém decidimos oferecer aos alunos um diploma de renome que dê a eles mais destaque”, falou.

Os interessados em fazer a inscrição gratuita têm até o dia 31 de março. Basta comparecer na sede do SIMECAT, das 8H as 18H, munidos de documentos pessoais e da carteira de filiação. No total são 15 vagas e o pagamento do curso deve ser à vista mediante inscrição. “O SIMECAT irá arcar com 59% do valor e o aluno com 41% barateando o curso”, garantiu Nascimento.

O horário das aulas ainda não foi definido, no entanto, as atividades serão realizadas diariamente para completar a carga horária de 80 horas/aula. “Normalmente os cursos de computação são ministrados duas vezes por semana, mas o nosso será todos os dias”, afirmou.

Ainda não foi definido se as aulas serão realizadas no próprio SENAI ou no SESI (Serviço Social da Indústria) de Catalão e o conteúdo oferecido é Windows, Word, Excel e Internet. Mais informações no telefone (64) 3442 4296.

Carlos Albino ocupará cargo executivo na CNTM

Indicado por onze sindicatos do Centro Oeste, Carlos Albino, presidente do SIMECAT, venceu as eleições para o cargo de 1º Tesoureiro da CNTM.

“Não tenho palavras para expressar a grande satisfação de ter sido indicado para participar da diretoria executiva da confederação. Ocupar um cargo dessa magnitude, em tão pouco tempo como líder sindical, me deixa emocionado, já que a maioria demora 20 anos para chegar lá”, disse.

A concorrência para ocupar um cargo na CNTM é grande, pois existem 150 sindicatos da mesma categoria filiados. “Vários sindicalistas concorreram, entretanto, a decisão veio após consenso da maioria”, declarou Albino.

Quanto conciliar o cargo de 1º Tesoureiro da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos e a presidência do SIMECAT, Carlos Albino, responde seguramente. “Normalmente os cargos da CNTM são ocupados por representantes de seus Estados, por isso não será difícil representá-los. Vou me esforçar ao máximo para estar em Catalão e Brasília”, citou.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos, segundo Carlos Albino, dita as regras que devem ser seguidas no âmbito nacional e internacional. “Diante de qualquer movimento, é a primeira entidade a impor a bandeira em prol do trabalhador metalúrgico e sempre estaremos juntos em qualquer ação”, mencionou Albino.

A posse de Carlos Albino está marcada para o dia 10 de março de 2009, a partir das 20H, no Brasília Alvorada Hotel, em Brasília (DF).

Catalão ainda não terá Agência Regional do Trabalho, segundo Lupi

Após pedir em reunião que ocorreu no dia 8 de julho de 2008, em Brasília (DF), uma Agência Regional do Trabalho para Catalão, Carlos Albino, presidente do SIMECAT, obteve no começo do ano a resposta negativa do Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi.

“Carlos Lupi disse que não há verba disponível para 2009, já que o orçamento do Ministério do Trabalho e Emprego está esgotado. Ele pediu para procurá-lo novamente para tentar inserir Catalão no projeto”, explicou.

A instalação da Agência Regional do Trabalho em Catalão é de suma importância porque o Posto do Trabalho existente é precário e possui poucos funcionários disponíveis.

Sindicalistas irão acampar no BC em março visando a queda dos juros

Dezenas de sindicalistas estarão na porta do Banco Central (BC) no dia 11 de março, em Brasília (DF), para pedir ao Copom (Comitê de Política Monetária do BC) a redução dos juros. Na ocasião, o Copom encerrará uma reunião que visa reduzir os atuais 12,75% ao ano para 12%. “Entendemos que o remédio é esse, mas a dose é pouca, por isso vamos lutar para que a queda dos juros seja maior”, lembra Carlos Albino, presidente do SIMECAT, que participará da manifestação.

De acordo com Albino, os sindicalistas pretendem invadir pacificamente o Banco Central e acampar dentro do órgão e permanecer lá até que a reivindicação seja aceita. “A cada dia estamos mais ousados em prol do trabalhador brasileiro. Vamos mostrar para o Henrique Meirelles (presidente do Banco Central) que os trabalhadores estão mais organizados do que nunca. Se os juros não caírem, quem vai cair é ele”, adiantou.

Na primeira reunião deste ano, o Copom reduziu em um ponto porcentual para 12,75% ao ano a taxa básica de juros da economia brasileira, a Selic. A queda ideal é de 8%, na opinião de Carlos Albino. “Se o BC não ceder serão tomadas outras medidas, inclusive administrativas. Não vamos sossegar enquanto não houver uma redução significativa dos juros”, esclareceu.

Os bancos brasileiros estão na mira dos sindicalistas porque não se esforçam para diminuir os efeitos da crise internacional sobre o Brasil por cobrar taxas de juros muito elevadas para financiamentos.

A redução dos spreads (veja significado em Dicionário) precisa começar pelos bancos do governo, que dominam boa parte do sistema financeiro nacional, como a Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e outras instituições regionais.

Questionado se é possível obter a redução de 8% dos juros, Carlos Albino desabafa. “O trabalhador vive de sonhos”.

 

Site do SIMECAT está de cara nova; acesse www.simecat.org.br

O novo site do SIMECAT (www.simecat.org.br) está no ar desde 9 de fevereiro de 2009 e traz novidades para o internauta. Além do layout, o conteúdo da página foi reformulado visando disponibilizar as principais notícias do movimento sindical.

Pensando em entreter o internauta, em SIMECAT você acompanha a história do sindicato, sua estrutura e localização. As fotos dos diretores também estão disponíveis para que você conheça melhor quem luta por seus direitos.

Em Notícias, os fatos publicados em O FERRAMENTA ganham destaque com informações mais detalhadas e fotos especiais. As opiniões de sindicalistas estarão expostas em Artigos. A Galeria de Fotos registra momentos que marcaram a caminhada do SIMECAT até os dias atuais e Giro Pelo País divulga uma retrospectiva das principais noticias destacadas pela imprensa.

Com o objetivo de expor os direitos trabalhistas, o Departamento Jurídico do SIMECAT também está online. O internauta poderá denunciar ainda irregularidades que ocorrem nas empresas de Catalão.

Em Atuação Social o internauta encontra os benefícios que estão disponíveis para quem é filiado ao SIMECAT. Todos os eventos realizados pelo sindicato também estarão no site. Outro destaque é Vídeos. Lá o internauta terá acesso as imagens de assembléias, manifestações, festas etc. Os vídeos da história do SIMECAT e da posse da nova diretora já estão disponíveis.

Uma das principais preocupações do SIMECAT é a saúde do trabalhador, e pensando nisso, criou o Saúde e Segurança com dicas importantes para evitar acidentes e doenças no trabalho.

Em parceria com a agência Captura Recursos Humanos, o site traz em Empregos dicas de como se comportar em uma entrevista, entre outras, além de vagas disponíveis para o mercado de Catalão.

Quem perder a edição de O FERRAMENTA poderá acessar a capa do jornal e ficar por dentro do que está acontecendo em Catalão e região. A história do jornal também está no ar, além de um espaço especial para você falar com o sindicato.

Quando visitar a página do SIMECAT na Internet, não deixe de preencher o campo de filiação, caso você ainda não seja associado. Conheça em Filie-se as vantagens de fazer parte do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e Material Elétrico de Catalão.

Mais informações:
Luciana Ventura
SIMECAT Catalão GO
(64) 3442 4296