Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Movimento Sindical em defesa dos empregos na Embraer

Centrais sindicais protocolaram no dia 26 de fevereiro ação contra as 4.200 demissões na Embraer.

Na quinta-feira, dia 26, a Força Sindical, a Conlutas, o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, o Sindicato dos Metalúrgicos de Botucatu e Sindicato dos Metalúrgicos de Gavião Peixoto protocolaram ação no TRT de Campinas pedindo o cancelamento das 4.200 demissões ocorridas na Embraer e a imediata abertura de negociações.

Após demissões, TRT convocará Embraer para audiência
(matéria publicada pela Agência Estado)

Tribunal julga se aceita pedido de sindicais solicitando reintegração dos empregados dispensados pela empresa.

SÃO PAULO – O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de Campinas (SP) vai convocar a direção da Embraer para uma audiência de conciliação na próxima quinta-feira com os representantes dos trabalhadores da empresa, que demitiu na semana passada 4.270 funcionários por carta. A assessoria de imprensa do TRT-Campinas informou que até amanhã o presidente da instituição, desembargador Luis Carlos Candido Martins Sotero da Silva, julgará se aceita um pedido de liminar movido pela Força Sindical e Conlutas, solicitando a reintegração dos empregados dispensados até que ocorra a reunião no TRT.

Se a liminar for deferida pelo presidente do TRT-Campinas, os 4.270 trabalhadores voltarão a ser funcionários da Embraer. Caberá à audiência de conciliação tentar encontrar uma solução satisfatória para os trabalhadores e a empresa. Se não for firmado um acordo no encontro da próxima semana, o caso irá para julgamento por uma sessão de dissídio coletivo, que poderá ocorrer duas semanas depois e contará com 12 desembargadores do TRT.

Fonte: Agência Estado
Escrito por Ricardo Leopoldo em 26-Fev-2009

Leia íntegra da ação protocolada pela Força Sindical e demais entidades de trabalhadores contra as demissões da Embraer