Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

7 mil serão efetivados na Páscoa

Fabrício de Castro, fabricio.castro@grupoestado.com.br

Apesar da crise econômica, as indústrias de chocolate e de produtos ligados à Páscoa continuam o processo de contratação de trabalhadores temporários. Segundo projeção da Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem), cerca de 60 mil pessoas serão chamadas para reforçar fábricas e pontos de venda. Do total, 7 mil devem ser efetivadas.

Boa parte dos trabalhadores já está trabalhando na indústria. “Desde setembro, cerca de 7.500 pessoas estão nas fábricas, na área de produção”, confirma Getúlio Ursulino Netto, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Cacau, Balas e Derivados (Abicab). “Outros 17.500 vão trabalhar na área comercial, que inclui o transporte, a estocagem e a demonstração.”

É justamente a área comercial que ainda oferece vagas. Além da fabricação de ovos, a Páscoa movimenta a indústria de embalagens e o comércio varejista. “A indústria vem contratando desde o ano passado. Agora, a maior parte das chances está no comércio”, diz Vander Morales, diretor da Asserttem.

Morales explica que, em anos anteriores, o nível de efetivação girava em torno de 30%. “Este ano, a previsão é menor por conta da crise”, afirma. Mesmo assim, pelo menos 7 mil pessoas devem continuar nas empresas, em um processo já tradicional de substituição de mão de obra.

“O emprego temporário é uma oportunidade para o iniciante ser efetivado na empresa”, confirma Álvaro Takei, diretor de educação digital da Brasiliano & Associados e especialista em Gestão de Pessoas. “Para conseguir uma vaga, a pessoa deve trabalhar como se a oportunidade não fosse apenas por alguns meses.”

Também é importante demonstrar interesse pelas atividades apresentadas e cultivar relacionamentos na empresa. “Busque um relacionamento com o seu superior, mas sem adulação. O importante é fazer contatos”, defende Takei.

“A pessoa pode até não conseguir ser efetivada, mas com o emprego temporário já vai estar treinada e terá mais facilidade para conseguir uma nova colocação”, completa Morales.

QUEM CONTRATA

LACTA

A marca abriu 6.100 vagas para promotores de vendas, cerca de 2,4 mil no Estado de São Paulo. A seleção, que ainda está em andamento, é feita por agências de trabalho temporário. Na capital, as responsáveis são a Eventual, que recebe currículos pelo e-mail selecao.eventual@prestonet.com.br, e a Tao, que atende pelo site www. taopromocoes.com. No interior, os contatos são a R. Cunha (cristianes@rcunha.com.br) e a Spot (s.campanudo@spotpromo.com.br)

GAROTO

Serão contratados mais de 4 mil promotores de vendas em todo o País, que atuarão de março a abril. No Estado de São Paulo, a agência responsável pela seleção é a 2M, que atende pelo telefone (11) 2061-6659