Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

CNTM condena detenção ilegal de dirigentes o Sindicato Mineiro Mexicano

CNTM condena detenção ilegal de dirigentes o Sindicato Mineiro Mexicano

Juan Linares Montufar e Carlos Pavon Campos foram detidos sem explicação alguma.

México. Uma nova agressão ao Sindicato Nacional dos Trabalhadores Mineiros, Metalúrgicos e Similares do México ocorreu esta semana, já que dois de seus dirigentes foram detidos de forma ilegal.

No dia 3 de dezembro, foi detido em Michoacán o companheiro Juan Linares Montufar, Presidente do Conselho Geral de Vigilância e Justiça do Sindicato, e, no dia 4, o companheiro Carlos Pavón Campos, Secretário de Assuntos Políticos do Sindicato.

Estas detenções evidenciam que ainda continua a perseguição por parte das autoridades contra os trabalhadores mineiros, metalúrgicos e siderúrgicos do México.

O Sindicato mineiro manifestou-se que estas detenções são ilegais, “só obedecem as instruções de Germán Larrea Mota Velasco, dono do Grupo México e assassino de mineiros, impune até hoje”.

Cabe assinalar que na semana paasada o gobierno impôs o ilegal e arbitrári congelamento das contas bancárias sindicais, com o evidente objetivo de asfixiar as lutas do Sindicato pela libertade e autonomia sindical, em favor dos grevistas das seções 65 de Cananea, Sonora, a 201 de Sombrerete, Zacatecas e a 7 de Taxco, Guerrero, que já foram sustentadas por 16 meses.

O grêmio explica que estas novas ações contra os dirigentes têm relação com a chegada de Fernando Gómez Mont à Secretaria de Governo. “Se trata de uma pessoa que tem sido, e, por evidências, continua sendo, um empregado do Grupo México, de Germán Larrea Mota Velasco, que atuou na equipe de advogados penais desta empresa e que, agora, em nova posição de poder, está exercendo, em violação às mais elementares normas da legalidade e no trato justo aos grupos e aos dirigentes sociais”.

O Sindicato Minero chama todas as organizações sindicais e sociais do México e do mundo, especialmente as afiliadas à FITIM, para protestar contra esta nova, covarde e perversa agressão e unir-se em uma só frente, já que esta persegição não está dirigida unicamente contra os mineros, metalúrgicos e siderúrgicos, mas contra absolutamente todo o movimento operário organizado. Lo que daña a uno, daña a todos, é a palavra de ordem contra este momento de agressões oficiais contra o sindicalismo.

O Sindicato exige a imediata libertação de Juan Linares Montufar e Carlos Pavón Campos, demanda que também se adere a FITIM, assim como também a imediata libertação de todos os fundos sindicais bloqueados pelo governo mexicano nos bancos.

Fonte: FITIM
Tradução: Val Gomes (Assessor de Comunicação da CNTM)