Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

A Direção Nacional da Força Sindical divulgou a seguinte nota:

O pacote demonstra preocupação e sensibilidade do governo com os reflexos da crise internacional no país. Mas criticamos a atitude do governo de continuar com uma política de juros em patamares proibitivos para o setor produtivo.

Lamentamos o fato do governo não condicionar a diminuição do IPI (Imposto sobre Produto Industrializado) com garantias de empregos para os trabalhadores do setor que será beneficiado. Vale ressaltar que a cadeia produtiva deste setor emprega milhões de trabalhadores. É importante também que o governo exija das empresas que esta redução de custo seja repassada ao consumidor, como forma de estimular a economia.

A criação de novas faixas de alíquotas do Imposto de Renda atende a reivindicação da Força Sindical. É justa a medida no sentido de que não irá penalizar tanto os trabalhadores e deixará, neste momento de crise internacional, 4,9 bilhões de reais na economia que, com certeza, resultarão em mais consumo, mais produção, e conseqüentemente mais empregos.

É importante ressaltar que a mudança nas alíquotas irá corrigir uma distorção. É que em 2009 a tabela seria corrigida em 4,5%, conforme acordo de 2006, mas ocorre que os trabalhadores tiveram um reajuste neste ano em média de 10%. Isto faria com que mais trabalhadores passassem a pagar o imposto de renda. Desta forma a correção é justa e ajuda a diminuir a insuportável carga tributária no País.

Paulo Pereira da Silva, Paulinho

Presidente da Força Sindical