Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Metalúrgicos da Bosch e Volvo contra demissões arbitrárias

André Nojima

Trabalhadores da Bosch durante protesto: demissões arbitrárias não!

Revoltados com a série de demissões arbitrárias ocorridas recentemente, os metalúrgicos da Bosch e da Volvo fizeram manifestações de protesto em frente às duas fábricas, na CIC. Na Bosch, o protesto ocorreu na última sexta-feira, dia 5, na troca de turno.

Os trabalhadores foram solidários aos companheiros dispensados e pararam em protesto durante alguns minutos. Na empresa, 250 funcionários foram demitidos só na semana passada. De janeiro até agora, esse número sobe para 800. Já na Volvo, o protesto ocorreu na manhã de hoje, dia 8. Na semana passada, 430 trabalhadores foram dispensados pela multinacional alemã.

Devido a esta onda de demissões, o SMC anunciou hoje, em entrevista coletiva, uma série de medidas no sentido de combater o problema. Entre elas, está a não homologação de rescisões de contrato. Antes de agendar qualquer rescisão, as empresas terão que conversar antes com o Sindicato. O objetivo é buscar uma solução alternativa para o caso, que não seja a simples dispensa dos funcionários. O SMC já solicitou também uma audiência com as empresas no Ministério Público do Trabalho para rever a questão das demissões.

Texto: Guilherme Ochika
Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba