A empresa Vicentim e Domingos foi condenada a pagar uma multa (indenização) a todos os seus trabalhadores após denuncia realizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Leme/SP ao Ministério Público do Trabalho da 15ª Região – Campinas.
Após realizar uma demissão em massa sem notificar o Sindicato para que a entidade sindical pudesse buscar mecanismos a fim de evitar as demissões, a empresa foi condenada a pagar a todos os seus trabalhadores uma verba indenizatória.
Outro fator importante para a condenação da empresa foi o período de serviço de cada trabalhador que gira em torno de 20 anos. Com esse tipo de conduta da empresa, gera grande instabilidade financeira e social para os trabalhadores e o munícipio.
“Sabemos que a indenização não irá suprir totalmente as necessidades dos trabalhadores agora desempregados, porém traz um alívio financeiro nesse momento de crise que nosso país está enfrentando. Que esse ato conquistado pelo Sindicato fique também de caráter pedagógico para essa e as demais empresas de nossa cidade, tendo em vista a obrigação de negociação no que se refere a demissões em massa”, disse o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Leme/SP, Laercio Barbieri.
Flávio Mello
Imprensa Metalúrgicos de Leme