Na segunda (19), às 14h, os cerca de 3500 metalúrgicos da Volkswagen de São José dos Pinhais votarão o acordo salarial para dois anos (2015/16) com a inclusão do Programa de Proteção ao Emprego (PPE) do Governo Federal. A proposta construída após várias rodadas de negociação entre Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) e montadora será votada em assembleia na porta de fábrica.
Além do PPE, o acordo a ser votado nesta segunda engloba, entre outros itens, reajuste salarial, Participação nos Lucros e Resultados (PLR), Banco de Horas, Plano de Demissão Voluntária (PDV), dias adicionais e garantia da permanência de produtos (mais detalhes no arquivo em anexo no e-mail).
“Esta negociação abre no Paraná um precedente para as discussões de garantia de emprego com as empresas que atualmente passam por dificuldades em virtude da crise politica e econômica que atravessa o país”, analisa o presidente do SMC, Sérgio Butka.
A unidade paranaense da Volkswagen emprega cerca de 3500 trabalhadores, sendo 2400 da linha de produção e 1100 do administrativo. São produzidos diariamente 460 automóveis (Fox, Crossfox, Space Fox, Golf e Audi A3). Além do mercado interno, a montadora produz para Argentina, Venezuela, Chile e México.
http://simec.com.br/?area=ler_noticia&id=3972&titulo=metalurgicos-da-volkswagen-de-sao-jose-dos-pinhais-votam-nesta-segunda-19-acordo-salarial-com-inclusao-do-ppe