O Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (SIMECAT), em parceria com a Câmara Municipal de Catalão, entregou na última terça-feira (14) a distinção honorífica Metalúrgico de Aço para 50 trabalhadores. A homenagem é uma comemoração pelo Dia do Metalúrgico, celebrado no próximo dia 21.
A sessão solene Metalúrgico de Aço acontece desde 2011, quando teve início o projeto através do decreto legislativo nº 01 de 08 de fevereiro de 2011 de autoria do ex-vereador e presidente da Força Sindical Goiás, Rodrigo Alves Carvelo (Rodrigão). No total, 250 metalúrgicos já receberam a homenagem.
Neste ano, a sessão foi requerida pelo vereador Pedrinho. “É uma emoção participar novamente desta justa homenagem. Sei que as medalhas e certificados que eles receberam são de grande importância. Tudo isso vai refletir de maneira positiva à todos homenageados, pois esta é uma maneira de valorização”, destaca o vereador, que também já foi metalúrgico.
O sentimento de honra dos homenageados fica estampado em seus rostos. “Fiquei muito satisfeito com a indicação. Acredito que não seja somente pelo serviço desempenhado na firma, mas também pela participação no sindicato. Eu sou participativo e procuro me interessar pelas lutas do Sindicato”, afirma o metalúrgico de aço Cacildo José Pedrosa.
Para ser um Metalúrgico de Aço, o SIMECAT avalia como o trabalhador desempenha suas atividades na fábrica e se ele participa do dia a dia da luta sindical por melhores condições de trabalho e salários para a categoria. “É importante fazer bem feito seu trabalho na empresa e, ao mesmo tempo, vestir a camisa do Sindicato. É um orgulho homenagear estes companheiros”, ressalta o secretário para Assuntos Sociais do SIMECAT Cledson Rocha (Bil).
Participaram também da solenidade a vereadora Regina Félix, o secretário do Trabalho Rogério Ponciano, o secretário adjunto da Secretaria do Emprego do Estado de São Paulo Eufrozino Pereira, o presidente da Força Sindical Goiás Rodrigo Alves Carvelo, o vice-presidente do SindCom Everton Alves e o diretor do Sindicato Metabase Laurindo. Após a entrega da comenda, os trabalhadores e seus familiares participaram de um jantar.
Por Juliana Barbosa – Assessoria de Imprensa SIMECAT