Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

CNTM

Esse sistema político não nos serve

“Questões como a redução da jornada de trabalho e o fim do fator previdenciário encontram sérios obstáculos para se tornar realidade. Uma das questões que está por trás destas reivindicações não andarem é o atual sistema político, que permite a concentração de poderes.

O Congresso Nacional é dominado por empresários, latifundiários, que têm interesses bem diferentes dos nossos. Além disso, não representa os grupos sociais existentes na população: as mulheres são 8% na Câmara dos Deputados e no Senado, 2%; apenas 8% dos parlamentares se declaram negros; e 3% dos parlamentares são jovens.

Os dados são de uma publicação do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político. Justamente, um movimento que vem ganhando força em todo o Brasil (acompanhe pelo www.facebook.com/ plebiscitoconstituinte) na defesa para que seja realizada uma Constituinte Exclusiva para mudar o atual sistema político.

Será de 1 a 7 de setembro. E é importante votarmos. Fica evidente que com o atual Congresso e na lógica eleitoral atual não é possível avançarmos nas conquistas que importam à maioria. É preciso aprimorar nosso sistema político. Só com pessoas eleitas para uma Constituinte para este fim. É muito difícil que os atuais parlamentares queiram mexer nas condições atuais. Pense nisso”.

Jorge Nazareno
Presidente do Sindicato dos
Metalúrgicos de Osasco e Região