Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Palavra do Presidente

Aumento real e 40h

“Começou com forte mobilização a Campanha Salarial 2013 dos metalúrgicos no Estado de São Paulo.

Os sindicatos filiados à Federação dos Metalúrgicos de SP realizaram assembleias de aprovação da pauta de reivindicações, em suas respectivas bases, e entregamos o documento aos grupos patronais no último dia 16 de setembro, na Fiesp, em São Paulo.

Estamos na briga por aumento real, valorização dos pisos salariais, trabalho decente e fim das terceirizações, além da ampliação dos benefícios sociais da Convenção Coletiva de Trabalho. Vale destacar que a pauta contém sugestões de amplo alcance social encaminhadas pelas mulheres, jovens, cipeiros e aposentados da categoria.

Somos cerca de 800 mil metalúrgicos em uma luta unificada contra a ganância e o velho discurso patronal de crise, prontos para ir à greve se os patrões não quiserem dar aumento real.

Outra importante reivindicação da Campanha Salarial é a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, sem redução de salário. Como o projeto da redução constitucional da jornada de trabalho está parado no Congresso Nacional, em Brasília, queremos ampliar os acordos na base metalúrgica e, servindo de exemplo, por intermédio de pressão no parlamento, aprovar a jornada de 40h para todos os trabalhadores brasileiros.

Uma mudança fundamental para gerar emprego, ganho econômico, mais segurança e saúde nos locais de trabalho e qualidade de vida para a classe trabalhadora, que terá mais tempo para o convívio familiar, lazer e estudo”.

Miguel Torres
Presidente da CNTM, do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e vice-presidente da Força Sindical