Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos de Ipatinga

PERICULOSIDADE: 75% dos trabalhadores aprovaram a contraproposta da Usiminas

Periculosidade
O Sindipa (Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga/MG) vem discutindo com os trabalhadores a adequação da proposta apresentada pela Usiminas, referente à Súmula 364 do TST, que não permite mais pagar adicional proporcional ao trabalhador que tem direito, e sim pagamento integral (30%). E em assembleia na última quinta-feira (08/11), conforme convocação, os trabalhadores, após debater o assunto, votou, por escrutínio secreto, a contraproposta da empresa.

1 – Fim do acordo que venceria em fevereiro 2013, antecipado para janeiro de 2012.

2 – Pagamento do adicional de periculosidade de 30% para áreas de risco, para todos, a partir de 01/11/12.

3 – A empresa fará a complementação dos adicionais pagos no período de 01/01/12 à 31/10/12. (do proporcional para integral).(Cálculo individual)

4 – O pagamento da diferença será debitado na conta do trabalhador até 10/01/2013. (Empresa alega falta de dinheiro para fazer pagamento imediato). QUEREMOS PAGAMENTO JÁ!

75% dos trabalhadores aprovaram a contraproposta.
Os trabalhadores que se sentirem excluídos, devem procurar o sindicato, para que possamos discutir com trabalhador por trabalhador, setor por setor, o direito de cada um. Não abriremos mão disto.

LISTA
É o nome que todos os trabalhadores têm dado à relação dos trabalhadores que foram cortados pelos seus gerentes ou supervisores. Este nome “lista”, dado pela empresa ou por algum gerente desavisado, é conhecido por todos como terrorismo.

Posição do Sindipa
A empresa não pode e nem deve fazer economia penalizando os trabalhadores. Não vamos permitir que o trabalhador seja, conforme alcunha (apelido), tirado da lista e permanecer no mesmo lugar de trabalho. Se trabalha em àrea de risco, tem que receber. Gerente ou supervisor não tem que excluir trabalhador de receber adicional alegando economia. Isto está errado!!!

Periculosidade UMSA
Por bagunça gerencial, a UMSA recebeu trabalhadores da manutenção da Usiminas e no mesmo período contratou outros trabalhadores. O Sindicato entende que estes trabalhadores contratados têm que ter acordo diferenciado para pagamento do adicional.

Usiminas foge da negociação
A Usiminas/UMSA tinha reunião de negociação marcada para a última quinta-feira (08/11), quando deveria apresentar a contraproposta para a pauta de negociação, mas, não se sabe por que, acabou suspendendo a reunião.
Outra reunião está marcada para esta terça-feira (13/11). Esperamos que nesta data, a empresa possa respeitar os empregados e apresentar contraproposta decente.

Campanha Salarial SINDIMIVA

O Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga/MG pede aos trabalhadores das empresas ligadas ao Sindimiva que encaminhem suas reivindicações para a direção do Sindipa, através do telefone 3829-6617 ou pelos emails: comunicacao@sindipa.org.br  / presidencia@sindipa.org.br  / projetos@sindipa.org.br . As reivindicações devem ser enviadas até o dia 21/11.

A data base das empresas ligadas ao Sindimiva é dia 1º de janeiro, mas o Sindipa já antecipou a Campanha Salarial 2013. À medida que os trabalhadores enviarem suas reivindicações, vamos acrescentando em nossa pauta. Discussões com órgãos técnicos, como o DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), estão sendo feitas para que seja elaborada uma pauta de reivindicações dentro da realidade dos trabalhadores. Em breve, o Sindipa entregará as reivindicações para as empresas ligadas ao Sindimiva.

Sua participação é fundamental, afinal de contas, quem sabe onde o calo aperta é você!

Por Mara Lúcia Martins
Assessoria de Comunicação Sindipa
www.sindipa.org.br