Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Marcha dos mineiros espanhóis contra cortes do Governo


IndustriALL
05.07.2012 

Depois de três semanas de greve, membros dos sindicatos filiados à IndustriALL, à Federação da Industria CCOO e FITAG-UGT, iniciaram uma marcha dos mineiros, na região mineira do norte da Espanha, em 22 de junho, e devem chegar a Madrid em 11 de julho.

A marcha culminará com manifestações em frente a escritórios governamentais, reivindicando mudanças políticas para manter viva a indústria na Espanha.

Muitas comunidades mineiras espanholas, particularmente na montanhosa região fronteiriça entre Asturias e Castilla e León, não poderão sobreviver se forem realizados os cortes. Cerca de 8.000 mineiros perderam seus meios de subsistência, e outros 30.000 empregos foram afetados indiretamente.

Os mineiros espanhóis são o primeiro grupo importante de trabalhadores da Europa que se declara em greve indeterminada contra as medidas de austeridade neoliberais que estão causando tantos danos.

O governo de direita de Mariano Rajoy está promovendo uma redução de 64% das subvenções do Governo ao setor de mineração, passando de 703 milhões € para 253 milhões €. Isto é um descumprimento do acordo sobre um Plano de Carvão quinquenal firmado entre o Governo e os sindicatos no ano passado. A marcha dos mineiros pede ao Governo de Rajoy que cumpra esse acordo.

Mais de 5.000 pessoas já declararam apoio à campanha por intermédio de uma página da LabourStart/IndustriALL, escrevendo ao Governo de Rajoy e pedindo-lhe que anule a decisão de cortar as subvenções governamentais.

É possível apoiar a campanha no seguinte link:
http://www.labourstartcampaigns.net/show_campaign.cgi?c=1444.

O secretário-geral da IndustriALL, Jyrki Raina, declarou: “É uma luta legítima, por isto seguiremos mobilizando os filiados da IndustriALL de todo o mundo para apoiarem os mineiros da Espanha.”

Clique aqui e acesse texto original em espanhol.

Tradução Val Gomes
jornalista CNTM/Força Sindical/Brasil