O Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco tem representatividade na IndustriALL Global Union, isso porque Mônica Veloso, vice-presidenta da CNTM (Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos) e secretária-geral licenciada do Sindicato, passou a fazer parte da diretoria da nova entidade trabalhista criada com a união da FITIM (Federação Internacional dos Trabalhadores das Indústrias Metalúrgicas), ICEM (Federação Internacional de Sindicatos da Química, Energia, Minas e Indústrias Diversas) e FITTVC (Federação Sindical Internacional dos Trabalhadores dos setores Têxtil, Vestuário e Couro).
A eleição dos representantes ocorreu durante o Congresso de fundação da entidade, que aconteceu entre os dias 18 e 20, em Copenhague, na Dinamarca.
A participação dos dirigentes na diretoria da IndustriALL ocorreu após forte pressão de sindicalistas brasileiros da CNTM/Força Sindical e CNM/CUT, latinos-americanos e caribenhos. Ao todo, a entidade destinou nove cargos em sua para membros da América Latina e Caribe.
Pela Força Sindical, além de Mônica, também participam da diretoria Eunice Cabral, presidenta do Sindicato das Costureiras de São Paulo e Osasco e da Conaccovest (Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias Têxtil, Vestuário, do Couro e do Calçado). Edson Dias Bicalho, secretário-geral da Fequimfar (Federação dos Químicos) do Estado de São Paulo ficou na suplência de Mônica Veloso.
Nova entidade – A IndustriALL é uma nova entidade trabalhista que irá representar trabalhadores de várias categorias, como metalúrgicos, materiais de construção, indústria têxtil, extração de petróleo e gás. Com sede em Genebra, na Suíça, ela será presidida por Berthold Huber, presidente do IG Metall (Sindicato dos Metalúrgicos da Alemanha), e terá como secretário-geral Jyrki Raina, metalúrgico irlandês que era secretário-geral da FITIM.
Com a criação da IndustriALL ocorreu a dissolução das federações FITIM, ICEM e, que agora se tornam uma só entidade.
Por Auris Sousa
Com informações da CNTM
Foto de Tiago Santana