Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

CNTM parabeniza Guy Ryder, novo diretor geral da OIT


Guy Ryder eleito diretor geral da OIT

O ex-Secretário-Geral da Confederação Sindical Internacional (CSI), Guy Rider, foi eleito o novo Diretor Geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Ele substitui Juan Somavia, que ocupava o cargo desde março de 1999.

GENEBRA: Em 29 de maio de 2012, em votação realizada na reunião do Conselho de Administração da OIT, Guy Ryder, ex-Secretário-Geral da CSI, se tornou o décimo Diretor Geral da OIT desde sua fundação em 1919. Ryder ganhou a eleição por 30 votos frente a 26 do embaixador francês Gilles De Robien. Inicialmente haviam nove candidatos, que em seis rodadas eleitorais eliminatórias foram diminuindo gradualmente.

Comentando esta decisão da OIT, a atual Secretária-Geral da CSI, Sharan Burrow, disse: “A OIT acertou em sua eleição para dirigi-la e enfrentar os enormes desafios no mundo do trabalho nos próximos anos. Com sua historia no  movimento sindical e seus conhecimentos da própria OIT, a ampla e prática experiência de Guy Ryder e seu claro sentido da orientação necessária, a OIT se encontrará em uma posição muito forte. O mundo necessita centrar-se massivamente na criação empregos decentes, e confiamos na medida em que gera o impulso requerido para situar o emprego e os direitos dos trabalhadores no centro da economia internacional”.

O OIT é o organismo especializado das Nações Unidas que formula políticas e programas para melhoras as condições de trabalho e as oportunidades de emprego, e estabelece normas laborais utilizadas por todos os países do mundo. O Conselho de Administração da OIT é um órgão executivo, que se reúne três vezes ao ano e está integrado por 56 membros, a metade de representantes governamentais e a outra metade por representantes dos empregadores e os sindicatos, igualmente .

30 de maio de 2012
Por Alex Ivanou – FITIM
Clique aqui e acesse matéria em espanhol

Matéria traduzida e adaptada para o site da CNTM por Val Gomes em 6 de junho de 2012