Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Campanha Salarial 2012: Está chegando a hora!

Arquivo CNTM

Luiz Carlos, presidente do Sindipa

A Campanha Salarial 2012 vem aí! A Usiminas está em plena recuperação e vamos cobrar melhorias para você, trabalhador. A data base da Usiminas, de Cubatão, é 1º de Maio e até agora a empresa só ofereceu um reajuste humilhante. Mas os trabalhadores, unidos e participantes, irão quebrar a resistência das empresas. A vida é assim. Se as empresas não negociarem com o sindicato um acordo digno, nós também vamos resistir, enfrentar e se preciso for, parar.

Por isso precisamos começar a nos organizar para fechar um bom acordo em Ipatinga, neste ano de 2012. Sabemos das dificuldades, mas com certeza, juntos conquistaremos mais.

Transferência

Cerca de 350 funcionários da Sankyu devem ser transferidos, nos próximos dias, para a Usiminas. A atitude da empresa visa desterceirizar a mão de obra. O Sindipa vê avanço nesta atitude, já que somos contra a terceirização, que maltrata os trabalhadores, pagando salários muito baixos.

Mas o Sindipa exige que com esta transferência, os trabalhadores não sejam demitidos. Fiquem atentos! Qualquer iniciativa, por parte da empresa, em relação à demissão, comuniquem, urgentemente, ao sindicato.

Periculosidade

A direção do Sindipa está cobrando da Usiminas e UMSA um posicionamento sobre o pagamento de 30% de periculosidade para todos os trabalhadores que exercem atividades com energia elétrica a título de adicional de periculosidade, conforme previsão legal e a nova redação da Súmula 364 do TST. Os retroativos devidos também estão sendo cobrados.

As empresas Usiminas e UMSA estão enrolando. Nós já estamos perdendo a paciência. Vamos aguardar um posicionamento das empresas pelos próximos 10 dias. Se não houver avanço, vamos convocar uma assembleia para, juntamente com os trabalhadores interessados, propor uma ação judicial, onde iremos cobrar o retroativo dos últimos 5 anos do pagamento de 30% de periculosidade para todos os trabalhadores da Usiminas e UMSA.

Parem de enrolar, senão, com certeza, vão ter que chorar no pé de goiaba.

Exigimos pagamento já!!!!

Insalubridade

O levantamento ambiental de insalubridade em toda a área da Usiminas está em fase final.

O Sindipa cobra urgência e não vai permitir que as empresas continuem enrolando os trabalhadores. Se preciso for, iremos cobrar o cumprimento da lei, judicialmente. 

Sindipa entrega prêmios aos ganhadores da Festa do Trabalhador

O Sindipa realizou na noite da última sexta-feira (25), a solenidade de entrega dos prêmios sorteados durante a Festa do Trabalhador. No total, 25 sortudos levaram pra casa prêmios como eletrodomésticos, bicicleta, notebooks e TV LCD 42´. Foram sorteados ainda duas motos e um carro 0 km.

Álvaro Silva Caliman (Usiminas), do Bairro Bom Jardim, em Ipatinga, foi o ganhador da moto 0 Km. Já Luiz Carlos Justino de Oliveira (Usiminas), de Timóteo, foi o grande vencedor do carro 0 km. Os dois levaram os prêmios pelo Bingo. Quem levou a moto 0 Km sorteada, através de cupom e antes do show de Fernando e Sorocaba, foi Cleisson Gomes Teixeira, do Jardim Panorama, em Ipatinga.

O presidente do Sindipa, Luiz Carlos Miranda, não pode comparecer ao evento, por problemas de saúde. O diretor do sindicato, Gláucio Bicalho, foi quem conduziu a solenidade. Na ocasião, ele disse que a distribuição de brindes “é uma forma de premiar os trabalhadores que tanto contribuem para o desenvolvimento da região”.

Além dos metalúrgicos premiados e convidados, participaram da entrega dos prêmios diretores do Sindipa e representantes de empresas patrocinadoras do evento. O vice-presidente da Usiminas, Marcelo Charas, também compareceu à entrega de prêmios. “Estou muito agradecido por poder entregar estes prêmios aos trabalhadores”, disse.

Sindipa

A solenidade foi conduzida pelo diretor Gláucio Bicalho

www.sindipa.org.br