Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano realiza evento contra a desindustrialização

O Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano do Sul realizou nesta terçaa-feira, 20 de março, café da manhã, acompanhado de debate sobre o processo de desindustrialização, com o comparecimento de trabalhadores e empresários da região.

Os participantes foram unânimes em suas afirmações de que é preciso mobilização para forçar uma mudança de rumo nas ações de governo para salvar a indústria nacional e os empregos.

O presidente do sindicato, Aparecido Inácio da Silva, o Cidão, afirmou durante o evento que o momento é de união, já que os efeitos da política cambial, mais a elevada carga tributária, entre outros, são fatores determinantes para a redução da produção e do crescimento das importações que colocam em risco o futuro do parque industrial brasileiro:

“O nosso caso merece toda a atenção, dado que estamos perdendo empregos em razão do encolhimento da produção industrial. Hoje, a produção industrial representa cerca de 15% do PIB nacional, quando na década de 80 era de 27%, e segundo estudos já realizados, se nada for feito, em 2020 será de apenas 3%”, afirmou o dirigente.

Cidão afirmou ainda que a mobilização em curso visa à realização de uma grande manifestação no dia 04/04/12, em São Paulo, na qual estarão presentes todas as centrais sindicais e sindicatos os mais diversos, além de empresários e suas representações, com o objetivo de mostrar ao governo e ao país que não aceitamos retrocesso no processo de desenvolvimento brasileiro.

“Nosso objetivo é assegurar a manutenção e ampliação do parque industrial nacional que é o setor em melhores condições para gerar riqueza e empregos com qualidade. Não podemos retroceder à década de 30, do século XX, quando o Brasil era um mero exportador de produtos agrícola. Por isso o nosso grito de alerta”, destacou o presidente do sindicato.

Saiba mais em www.metalurgicoscsul.org.br