Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Sindicatos se mobilizam pelo fim do desconto do IR na PLR

 

Jaelcio Santana

Miguel Torres, presidente da CNTM e do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, e Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, presidente da Força Sindical, participaram nesta terça-feira (13 de março) de uma reunião para discutir a mobilização das entidades e trabalhadores pelo fim do desconto do Imposto de Renda na PLR (Participação nos Lucros ou Resultados), nos abonos salariais e no pagamento do adicional de 1/3 das férias dos trabalhadores do setor privado.

O encontro foi na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e reuniu também os seguintes dirigentes:  Valmir Marques da Silva (FEM-CUT), Juvandia Moreira Leite (Sindicato dos Bancários SP), Eunice Cabral (Costureiras), Jorginho (Metalúrgicos de Osasco), Cidão (Metalúrgicos de São Caetano), Martinha (Metalúrgicos de Santo André), Murilo Celso de Campos Pinheiro (Engenheiros) e Luizinho (Nova Central Sindical).

“A unidade do movimento fortalece a luta e o alcance da reivindicação”, diz Miguel Torres. 

Nesta quarta-feira (14/03), os sindicatos vão levar a reivindicação ao ministro Gilberto Carvalho, da secretaria-geral da Presidência da República, em Brasília. No próximo dia 20 de março, terça-feira, vão anunciar, em coletiva à imprensa, um calendário de ações e mobilizações contra o IR nos direitos dos trabalhadores.

Os sindicatos defendem a aprovação de duas emendas dos deputados federais Paulo Pereira da Silva (PDT-SP) e Vicentinho (PT-SP) à Medida Provisória 556/11, que altera o plano de previdência dos servidores públicos. As emendas incluem o fim da cobrança do IR nos benefícios dos trabalhadores do setor privado.

Centrais com a Dilma
Nesta quarta-feira, às 11h, a presidenta Dilma Rousseff vai receber as centrais sindicais em reunião no Palácio do Planalto. Um dos assuntos do encontro será a política industrial do governo e a adoção de medidas ousadas nas áreas de juros e câmbio. Para os sindicatos, uma política industrial bem elaborada é fundamental para fortalecer toda a cadeia produtiva, cuidar da inovação, melhorar os empregos, para não transformar os trabalhadores brasileiros em simples montadores.

www.metalurgicos.org.br