Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Sindicato de Brusque terá Secretaria de Saúde e Segurança

Atuar na orientação, atendimento e amparo aos trabalhadores no que diz respeito problemas de saúde ocasionados pelo trabalho é o objetivo da Secretaria de Saúde, Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho, que inicia suas atividades destinadas aos trabalhadores do setor metal-mecânico no Sindicato dos Metalúrgicos de Brusque.

O serviço estará disponível a partir do dia 1 de março, na sede do Sindicato, das 8 às 12h e das 13h30min às 18h.

De acordo com o presidente do Sindicato, José Isaías Vechi, o setor atenderá especificamente a demanda daqueles trabalhadores que sofrem com as doenças ocupacionais. “Atualmente cerca de 10% dos trabalhadores que procuram o Sindicato apresentam algum tipo de problema relacionado às doenças desenvolvidas no ambiente de trabalho”, explicou Vechi.

Ele pondera que este atendimento já era realizado pelo Sindicato, no entanto, com um setor específico, o trabalhador ganhará agilidade no trato destas questões e o Sindicato poderá reunir dados e históricos para nortear as decisões e encaminhamentos. A medida complementa outra ações da classe para proteger o trabalhador.

“No dia 1º de dezembro do ano passado foi assinada a Convenção Coletiva de Trabalho de melhorias das condições de trabalho em prensas mecânicas, hidráulicas e equipamentos similares, que abrange o município de Brusque, Blumenau, Indaial e Pomerode. Um compromisso firmado por entidades tripartites, com representação dos sindicatos patronais, sindicato dos trabalhadores e Ministério do Trabalho, baseado na NR-12”, salienta Vechi.

O setor terá a coordenação do diretor do Sindicato, Jorge Luiz Putsch, que fará o atendimento inicial ao trabalhador, oferecendo um acompanhamento minucioso de cada caso e buscando as soluções junto ao quadro do Sindicato. “Devido à competitividade de mercado, hoje as empresas exigem cada vez mais dos trabalhadores. Com isto, doenças ocupacionais como LER, DORT e Stress, entre outras outras, estão se cada vez mais presentes no dia a dia dos trabalhadores”.

www.sintimmmeb.com.br