Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Sindicato de Piracicaba recebe encontro da Rede ArcelorMittal

O Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba, filiado à CNTM e à Força Sindical, sedia o “Encontro Nacional da Rede dos Trabalhadores da ArcelorMittal”. O evento, organizado com o apoio da CNTM, CNM e FITIM, teve início na segunda-feira, 12, e termina nesta quarta-feira, 14 de dezembro.

Esta rede é um grande mecanismo dos trabalhadores trocarem experiências sobre uma realidade que os aproxima: apesar de estarem em cidades ou Estados distantes, são todos trabalhadores de uma mesma empresa e isso faz com que os objetivos de luta sejam comuns.

Estão em Piracicaba representantes de vários sindicatos. O grupo possui aproximadamente cerca de 14 mil trabalhadores, de mais de 30 unidades em seis estados brasileiros (MG, SP, ES, SC, RS e BA).

Neste encontro, a Rede de Trabalhadores da ArcelorMittal recebe também a presença de Hector Ibarra, do Sindicato dos Metalúrgicos da Província de Santa Fé, Argentina, que também tem uma planta da ArcelorMittal em sua base.

Representantes do Sindicato de Piracicaba na Rede, Manoel Maciel de Castilho (Mané) e Ademir Santos (Sassá), afirmaram que a existência da Rede de Trabalhadores da ArcelorMittal já beneficiou os trabalhadores em várias ocasiões, principalmente através do diálogo e troca de informações entre os trabalhadores.

Durante o encontro, serão debatidos a conjuntura nacional e internacional do setor de transformação de metais e os avanços e desafios dos trabalhadores no grupo para 2012.

A criação da rede ArcelorMittal tem contribuído para o fortalecimento das negociações coletivas, que avançaram qualitativamente após a realização de vários encontros.

Para a diretoria da CNTM, as redes são um importante trabalho político-sindical para o fortalecimento da solidariedade, em defesa dos direitos da classe trabalhadora e do diálogo social, para a ampliação do alcance social das ações sindicais em níveis nacional, regional e mundial.

Por Luiz Antonio (Assessor de Imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba) e Val Gomes Redação CNTM, com colaboração de Roberto Anacleto (Dieese/CNTM)