Folha SP
De 16 concessionárias consultadas, 12 confirmam aumento imediato
A partir do dia 16, passa a vigorar aumento de 30 pontos no IPI de carros com menos de 65% de conteúdo nacional
JULIANO MOREIRA
THIAGO SANTOS
DO “AGORA”
Os carros importados terão novos preços de tabela a partir da próxima semana, dia 16, quando o aumento de 30 pontos do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para veículos que tenham menos de 65% de conteúdo nacional passa a vigorar.
De 16 concessionárias da capital pesquisadas pelo “Agora”, 12 confirmaram o aumento imediato. Em outras 4 os vendedores informaram que o reajuste deve ficar apenas para o ano que vem.
Os últimos dias de venda com o valor sem acréscimo, somados à liberação do 13º salário para o trabalhador, estimularam a procura pelos importados “populares”.
Na Autostar, que comercializa a marca coreana Kia, o modelo Picanto não está sendo mais comercializado, dada a procura pelo veículo. “Temos cerca de 300 clientes na fila de espera. Até atendermos a todos, não venderemos mais novas unidades”, disse um funcionário.
A Comart, da mesma marca, também tem filas de espera para o seu veículo.
“O ideal é pegar o modelo mecânico, que tem filas menores”, afirmou a vendedora.
Entre as concessionárias das montadoras chinesas, as informações variavam. Uma vendedora da JAC Motors, da concessionária da Lapa, afirmou que o valor do carro não vai aumentar no dia 16. Nas unidades do Aeroporto e da Consolação, a elevação no preço era dada como certa pelos vendedores.
Na concorrente Chery, das 9 concessionárias pesquisadas, em 3 os vendedores informaram que o repasse do IPI ficará para 2012. Segundo eles, a montadora planeja absorver parte do imposto.
INOVAÇÃO
A elevação do IPI foi anunciada pelo ministro Guido Mantega (Fazenda) em setembro. A medida vai vigorar até dezembro de 2012 e isenta da alta do imposto montadoras que preencherem requisitos de investimento em inovação tecnológica e cujos veículos tenham no mínimo 65% de conteúdo nacional e regional.
O governo federal deverá publicar até o dia 15 o decreto que estabelece incentivos para a instalação de novas fábricas de automóveis e às indústrias que já produzem veículos no país.
As empresas que já estão instaladas e as que vão implantar novas fábricas ou apresentarem projetos de implantação de novos parques industriais podem ter tratamento diferenciado.