Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

CNTM participa de encontro da FITIM na Indonésia

Mônica Veloso (vice-presidenta da CNTM), Rosângela (Federação dos Metalúrgicos de Minas Gerais) e Carlos Albino (diretor), entre outros representantes sindicais da CNTM, estão presentes ao evento internacional

Acontece em Jacarta, Indonésia, entre os dias 5 e 8 de dezembro, o Encontro Mundial dos Metalúrgicos da FITIM. Para Mônica Veloso, vice-presidenta da CNTM, o evento já é muito importante “por ser realizado em um país onde os trabalhadores conquistaram uma lei de seguridade social”.

A abertura das atividades foi uma Conferência de Mulheres, com participação de 114 companheiras, de 25 países, e debates sobre a situação feminina no trabalho precário, ações em defesa do trabalho decente e exemplos de entidades sindicais que incluíram de forma efetiva a mulher nos Sindicatos. “Porém, ocorreram mais avanços no mercado de trabalho do que nos espaços sindicais, em particular, em cargos de tomada de decisão”, comenta a vice-presidenta da CNTM, que presidiu a mesa de debates.

Sobre a fusão das Federações Internacionais (Metalúrgicos, Têxteis e Químicos), ela diz que há um grande anseio por mais voz e presença das mulheres na nova organização, incorporando uma política de relação e equidade de gênero.

“Além de um conjunto de ações que integrarão o plano de ação da nova organização, o pleito das mulheres é ter uma cota de 30% em todos os níveis de representação na composição da nova direção”.

Segundo Mônica, com abertura dos trabalhos do Comitê Central, a delegação da CNTM participa das decisões que direcionarão as políticas dos metalúrgicos  na luta por direitos sindicais e fortalecimento das redes sindicais, como ferramenta de negociação dos marcos globais que garantam equilíbrio nos processos de negociação das multinacionais e transnacionais.

“Defendemos também políticas de desenvolvimento de Sindicatos cada vez mais fortes, democráticos e independentes, promoção de políticas e sustentabilidade industrial”, finaliza.

Por Val Gomes (Redação CNTM)
www.cntm.org.br

Clique aqui e acesse matéria da Fitim sobre o evento (em espanhol)