Valor Econômico
Stella Fontes
SÃO PAULO – A direção de Suzuki determinou hoje a dissolução da aliança estabelecida há menos de dois anos com a Volkswagen AG. Em comunicado, a montadora japonesa, que detém fatia de 1,49% na fabricante alemã de automóveis, justifica que é necessário assegurar a independência de sua estratégia, após a Volkswagen ter dito publicamente que possui “influência significativa” nas decisões financeiras e operacionais da Suzuki. A Volks é dona de 19,9% do capital da japonesa.
A montadora baseada em Tóquio informa ainda que, tendo em vista essa situação, há preocupação quanto a eventuais impactos negativos que a aliança poderá ter para seus negócios.
A Suzuki alega que a parceria previa transferência de tecnologia da Volkswagen, que não tem ocorrido com o mesmo nível daquele que se verifica no relacionamento entre a montadora alemã e outras companhias nas quais ela possui maior direito de voto.
Conforme a Suzuki, se a Volks tiver intenção de se desfazer das ações que detém, a montadora japonesa também abrirá mão de sua participação na concorrente. (Stella Fontes)